Os filósofos Bia Antunes e Luame Cerqueira apresentam sua nova aula-show “Espírito livre: filosofia, cinema e música” nesta quinta-feira (7/11), às 20h30, no Jazz Manouche. Neste espetáculo, de acordo com release, a inocência, a beleza e a alegria, aspectos do espírito livre nietzschiano, ganharão vida em três atos, fazendo ressonância com filmes icônicos, como “Zorba, o grego”, de Cacoyannis, e “Noites de Cabíria”, de Fellini.
“As trilhas sonoras serão executadas por grandes músicos e entrecortadas por poesias e narrações. Será uma noite inebriante de pensamento, em que a fala é musical e a música evoca a filosofia e o cinema“, conta Bia.
- Data: 07/11, quinta-feira
- Horário: 20h30 (a casa abre às 20h)
- Local: Manouche – Rua Jardim Botânico, 983, no subsolo da Casa Camolese, Jardim Botânico
- Ingresso solidário: R$80,00 +1kg de alimento não perecível
- Ingressos à venda: site oficial
O roteiro, direção e apresentação do espetáculo é por conta de Bia Antunes e Luame Cerqueira. Antunes é doutora em Filosofia pela Université de Toulouse II (França) e pela UERJ, e co-fundadora do Filosofia & Arte – projeto de difusão do pensamento com cursos, podcasts, aulas-show, palestras e grupos de estudos; Cerqueira, também co-fundador do projeto, é professor de Filosofia da Faculdade de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula (USU) e outor em Filosofia pela UERJ, com estágio de pesquisa pela Université de Toulouse II (França).
O espetáculo no Manouche terá como convidados musicais Tomás Improta no piano, Ayran Nicodemo como violinista, Nina Ernst como cantora e Christian Gazzetta no bandoneon.
Em 1980, Tomás Improta foi considerado o melhor tecladista do país pelo “Jornal da Música”. Participou de shows e gravações de artistas como Luis Melodia, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Chico Buarque, Nara Leão, Gilberto Gil, Baden Powell, Elizeth Cardoso, entre outros. Lançou mais de dez álbuns autorais e escreveu mais de dez livros sobre música.
Ayran Nicodemo é professor de violino na UFMG, atua como violinista, arranjador e compositor. Foi o 1º violino da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ, produtor e diretor artístico da Semana do Violino desde 2014. Tem sete obras, entre elas “Pedra Cigana”, com a qual foi apontado como um dos dez melhores instrumentistas brasileiros de 2014.
Já Nina Ernst é cantora alemã e gravou os CDs “Nina Ernst canta Jobim“, “A diva’s mind” e “Dunkles Licht“. Fez turnês pelo Brasil com a banda de Leny Andrade (Fernando Merlino, Jamil Joanes e Erivelton Silva), atuou como atriz na peça de teatro digital “The art of facing fear“, e estrelou o musical “Luz Escura” com os músicos da banda de Mônica Salmaso.
Christian Gazzetta, jovem talento do bandoneon, já tocou com músicos renomados, explorando diferentes repertórios de tango, música brasileira, clássico e jazz.