Marvel Comics e DC Comics lançaram diversos personagens do mundo de super-heróis e esta marca inclusive era registrada sob a tutela das duas empresas que registraram o termo em conjunto, que em inglês se chama “superhero“, porém hoje eles perderam os direitos sobre o termo.
Dois advogados americanos entraram com um processo para questionar o termo de marca “superhero” ou “super-heróis” que pertenciam as duas empresas desde 1977, e acabou sendo aprovada em 1979.
O processo foi proposto por Scott Richold, da Superbabies Ltd, que declarou que “Super Hero”, assim como variações como “super-herói” ou “super-heróis” são termos genéricos que não possuem direito à proteção de marca registrada. Segundo os advogados a lei de marcas registradas não permite que as empresas reivindiquem a propriedade de um gênero inteiro.
A reclamação não foi respondida pelas empresas que parecem ter desistido de manter o registro, o que levou um juiz federal americano cancelar a marca registrada. Isso não afeta em nada do que já temos para as empresas líderes em quadrinhos, mas permite que o termo tenha entrado finalmente em domínio público.