Marvel’s Spider-Man 2 está a caminho, e em breve todos os jogadores poderão se divertir com essa maravilha. E quando digo todos, é todos mesmos. Isso porque o novo título da franquia terá recursos de acessibilidade, que prometem melhorar vários aspectos e trazer muitas novidades.
Essas tecnologias não estarão disponíveis no lançamento do jogo. Mas os jogadores verão avanços em comparação com os jogos anteriores do Homem-Aranha. Eles poderão personalizar a experiência com essas tecnologias usando diversas opções inovadoras que foram descritas no PS Blog.
Marvel’s Spider-Man 2 terá novos recursos de acessibilidade
- A Insomniac Games, desenvolvedora de Marvel’s Spider-Man 2, anunciou uma série de novos recursos de acessibilidade que estarão disponíveis no jogo. Os recursos foram projetados para tornar o jogo mais acessível a jogadores com deficiências visuais, auditivas ou motoras.
- Modificadores de Nível de Desafio – Um dos novos recursos mais significativos é o sistema de modificadores de nível de desafio. Esse sistema permite que os jogadores personalizem a dificuldade do jogo de acordo com suas preferências. Os jogadores podem ajustar a saúde dos inimigos, o dano causado pelos inimigos e a percepção da furtividade.
- Ajuda nas Perseguições – Outro novo recurso é a ajuda nas perseguições. Esse recurso torna as perseguições mais fáceis para jogadores que tenham dificuldade em controlá-las. O recurso reduz a velocidade máxima do inimigo, aumenta os intervalos de tempo para fugir e permite que o jogador se prenda automaticamente ao alvo.
- Conclusão Automática de Eventos Rápidos – A conclusão automática de eventos rápidos é um recurso que permite que os jogadores concluam automaticamente os Quick Time Events. Esse recurso é útil para jogadores que tenham dificuldade em pressionar os botões na hora certa.
- Atalhos – Os atalhos permitem que os jogadores remapeiem algumas funções do Alto Contraste e do modo foto nos direcionais do DualSense. Isso significa que o menu dessas funções poderá ser aberto com um único botão, o que pode ser útil para alguns jogadores.
- Velocidade do jogo – O recurso de velocidade do jogo permite que os jogadores atribuam velocidades de 70%, 50% e 30% na velocidade dos botões de atalho. Isso pode ser útil para jogadores que desejam jogar mais devagar também.
- Controles de frequência de áudio – Os controles de frequência de áudio permitem que os jogadores desativem áudios desconfortáveis. Isso pode ser útil para jogadores, que podem ser sensíveis a certos sons.
Mais novidades após o lançamento
- Audiodescrição – A audiodescrição é um recurso que narra os acontecimentos na tela, tornando o jogo acessível a jogadores com deficiência visual. No caso de Marvel’s Spider-Man 2, a audiodescrição será fornecida por um narrador profissional e estará disponível em vários idiomas, incluindo inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. No entanto, ainda não tem informações sobre uma versão em pt-BR.
- Leitor de tela – O leitor de tela é um recurso que lê as informações na tela, tornando o jogo acessível a jogadores com deficiência visual ou com dificuldade de leitura. No caso de Marvel’s Spider-Man 2, o leitor de tela irá ler tutoriais, menus, habilidades, itens colecionáveis e muito mais.
- Legendas descritivas – As legendas descritivas são legendas que fornecem informações adicionais sobre o que está acontecendo na tela, tornando o jogo acessível a jogadores com deficiência auditiva. No caso de Marvel’s Spider-Man 2, as legendas descritivas irão fornecer informações sobre efeitos sonoros, como música e outros eventos sonoros importantes.
Acessibilidade para todos
A inclusão de recursos de acessibilidade em jogos é um passo importante para tornar a indústria mais inclusiva. Com esses recursos, jogadores com deficiências visuais, auditivas ou de outras naturezas podem aproveitar a experiência de jogar Marvel’s Spider-Man 2 da mesma forma que os demais jogadores.
Controle Access: uma nova forma de jogar Marvel’s Spider-Man 2
O Controle Access é um periférico desenvolvido pela Sony para tornar os jogos mais acessíveis a pessoas com deficiências motoras. O dispositivo permite que os jogadores personalizem os controles de forma que atendam às suas necessidades específicas.
Em uma recente postagem no PS Blog, os desenvolvedores da Insomniac Games comentaram sobre o uso do Controle Access em Marvel’s Spider-Man 2. Eles disseram que o controle foi projetado para ser totalmente compatível com o jogo, permitindo que jogadores com deficiências possam aproveitar a experiência ao máximo.
Como funciona
O Controle Access é um dispositivo de hardware que se conecta ao PS5 via USB. Ele possui um teclado de membrana e um joystick, além de uma série de botões e interruptores que podem ser usados para personalizar os controles.
Os jogadores podem usar o Controle Access para remapear qualquer botão ou comando do jogo. Eles também podem usar o dispositivo para ajustar a sensibilidade dos controles, ativar ou desativar efeitos visuais e sonoros, e muito mais.
Experiência em Marvel’s Spider-Man 2
Os desenvolvedores da Insomniac Games disseram que o Controle Access oferece uma experiência de jogo fluida e responsiva em Marvel’s Spider-Man 2. Eles disseram que o dispositivo foi projetado para ser fácil de usar e que oferece uma ampla gama de opções para atender às necessidades de jogadores com deficiências.