Nessa manhã de segunda feira (21) o perfil oficial da Xbox anunciou uma noticia surpreendente para todos: A compra da ZeniMax Media. A transação teria ocorrido por um valor em torno de 7,5 bilhoes de dólares
Today is a special day… We are THRILLED to welcome the talented teams and beloved game franchises of @Bethesda to Team Xbox!
Read the full announce from @XboxP3: https://t.co/Jn0HcTJ9Mi pic.twitter.com/iQVutgT6zq
— Xbox (@Xbox) September 21, 2020
Para muitos, isso pode não significar muita coisa, mas a questão é que a ZeniMax é um sociedade gestora de diversas empresas, sendo essas: Bethesda Softworks, ZeniMax Online Studios, Id Software, Arkane Studio, Tango Gameworks e MachineGames. Em outras palavras, a Microsoft se torna dona de todos os jogos produzidos por esses grupos, assim como algumas ferramentas, como a Creation Engine, engine desenvolvida pela Bethesda para criar mundos abertos gigantesco em seus jogos.
Dessa forma, diversas séries de muito sucesso passam a ser exclusivas da Microsoft. Com o lançamento de seus dois novos consoles, Xbox Series X e Xbox Series S, marcados para dia 10 de Novembro, começaram a surgir boatos de que os consoles voltariam a ter jogos exclusivos apenas deles.
Em outras palavras, apesar de pouco provável, existe a possibilidade de que séries de grande sucesso, como Fallout, Wolfstein, Doom e The Elder Scrolls, tornem-se exclusivos do novo console.
Além das já citadas, vale dizer que séries como DisHonores, Starfield, The evil Within e Prey também se tornarão propriedades da MS. Assim como os jogos Deathloop e GhostWire: Tokyo que estavam sendo desenvolvidos para serem exclusivos de Playstation 5, provavelmente sairão para as plataformas da Microsoft também.
Vale citar que muito provavelmente essa estratégia está sendo adotada pela Microsoft para poder aumentar o catalogo do seu GamePass, sendo atualmente o principal serviço de assinatura oferecido pela empresa.
Agora resta esperar para ver em quais plataformas esses jogos estarão disponíveis, mas sem dúvidas Microsoft conseguiu chamar muita atenção e garantir uma nova força importante para a já conhecida disputa com a Sony.