Phil Spencer, chefão máximo da divisão de jogos da Microsoft, tem cada vez mais reforçado a marca com aquisição de estúdios, como a recente compra da Activision, e em diversos momentos já revelou que possuía o desejo de incluir estúdios japoneses na gama de aquisições da empresa, porém Serkan Toto, analista e chefe da Kantan Games, afirma que isso provavelmente seria difícil de acontecer.
De acordo com Toto, em entrevista para a Hitpoints:
“Em algumas maneiras, a Microsoft conseguir comprar uma grande distribuídora japonesa seria uma novidade maior que a aquisição da Activision. Até agora, nenhuma companhia estrangeira consegui adquirir um estúdio Japonês. E eu agranto que tiveram tentativas, tanto do ocidente quanto de outras empresas asiáticas.“
O analista ainda comentou um pouco mais sobre o porque dessa dificuldade, falando sobre a cultura de negócios do país:
“Normalmente isso (adquirir outros estúdios) é considerado uma antítese da maneira japonesa de fazer negócios, e quase sempre uma má ideia. Uma entidade estrangeira tomar conta de um estúdio contra sua própria vontade seria uma missão suicida: todo mundo sairia instantemente. Eu aposto a minha casa que isso não vai acontecer, nunca.“
Para completar, o analista comentou que a principal rival da Microsoft, a Sony, teria vantagem caso tentasse o mesmo tipo de compra, uma vez que empresas japonesas normalmente preferem fazer negócios com outras empresas do mesmo país:
“A Sony com certeza teria a vantagem de “estar em casa”, e alguns dos desafios que a Microsoft teria que enfrentar com certeza não se aplicariam a Sony. Não precisa ser com um dos estúdios grandes, mas eu acredito que a Sony deve estar pelo menos considerando fazer um movimento no Japão em breve.“