Microsoft conseguiu vencer nos tribunais a FTC (Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos) e a juíza deu a decisão como favorável para finalizar a compra da Activision Blizzard antes do dia 18 de julho de 2023.
A Microsoft está apenas um passo de trazer os jogos da Activision Blizzard para o Game Pass. Já na FTC, no Reino Unido, a companhia entrou com um recuso pela decisão desfavorável e deve finalizar até 18 de julho de 2023
Isso evitará a Microsoft de pagar uma multa de 3 bilhões de dólares à Activision Blizzard e poderá fazer sem objeções, já que venceu na corte dos EUA.
Parece que a juíza Jacqueline Scott Corley revelou que a FTC não teve provas o suficiente de embarreirar a aquisição, ou revelar que Call of Duty iria enfraquecer o mercado das concorrentes e aponta como maior recurso o acesso da franquia a mais jogadores e em mais serviços.
A FTC ainda pode recorrer da ação, no entanto não teve reação e o Phil Spencer, o CEO da Xbox comentou sobre a decisão e a vitória na corte.
Tradução:
“1/Estamos gratos ao tribunal por decidir rapidamente a nosso favor. As evidências mostraram que o acordo com a Activision Blizzard é bom para a indústria e as alegações da FTC sobre troca de console, serviços de assinatura de vários jogos e nuvem não refletem a realidade do mercado de jogos.
2/Desde que anunciamos este acordo pela primeira vez, nosso compromisso de trazer mais jogos para mais pessoas em mais dispositivos só aumentou. Assinamos vários acordos para tornar os jogos da Activision Blizzard, os jogos originais do Xbox e o Game Pass disponíveis para mais jogadores do que hoje.
3/Sabemos que jogadores de todo o mundo estão acompanhando este caso de perto e estou orgulhoso de nossos esforços para expandir o acesso e a escolha dos jogadores ao longo desta jornada. FIM”
E ainda, a FTC e a Microsoft estão avançando na elaboração de compra antes do prazo e Xbox não terá mais oposições.