Connect with us

Livros

Mostra Stephen King chega ao CCBB

Exposição traz 41 exibições do mestre do terror, além de debates e uma masterclass gratuita.

Thaís Rossi

Published

on

A partir do dia 24/07 começa a mostra STEPHEN KING: O MEDO É SEU MELHOR COMPANHEIRO no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. A exposição vai até o dia 19/08 e promete exibir 41 produções – entre filmes, telefilmes e minisséries – baseadas nas obras do autor best-seller conhecido no mundo todo.

A programação conta com Cujo; It – A coisa, que será exibida tanto na versão clássica (1990) como a nova (2017); O Iluminado; Carrie, a estranha e a versão clássica de Cemitério Maldito, que foi lançado em 1973 e teve sua refilmagem em maio desse ano. O remake não será exibido na mostra.

Além das exibições, haverá algumas discussões sobre as obras. O primeiro debate, Stephen King e o Cinema, ocorrerá no dia 24/07 após a apresentação do clássico Carrie, a estranha. O encontro vai receber o crítico Mario Abadde como convidado. Ele foi vencedor do 47º Festival Internacional de Cinema de Roterdã (2018) com o documentário Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos. Já o debate A Literatura de Terror no Cinema, que acontecerá dia 15/08, terá como convidado o autor Raphael Montes, que é um grande expoente da literatura nacional no gênero e está em alta devido ao seu lançamento Uma mulher no escuro.

O evento é uma grande oportunidade para o público literário e cinéfilo brasileiro debater as obras, analisar as adaptações dos livros e discutir o processo criativo, principalmente para os fãs do autor e de terror em geral. A mostra também é uma maneira de incentivar a leitura, já que grande parte dos filmes escolhidos são adaptações de livros de Stephen King, o célebre nome dentro do terror. Não é por acaso que a exposição vai preceder a Bienal XIX 2019 (que se inicia dia 30/08). A preferência por essa data fortalece o movimento literário que anda tão defasado no Brasil e que enfrenta grave crise editorial.

Fomentar a cultura e incentivar o debate sobre o gênero são os motivos principais por traz da escolha da curadora Rita Ribeiro em apostar neste nome internacional.

“Em suas obras e em seus escritos acadêmicos, King reafirma a influência da literatura e do cinema. Portanto, promover uma mostra que apresente exemplares de sua filmografia e adaptações para a TV é promover um passeio pelos terrores que assustam o homem do século XXI” revelou ela.

A curadora também vai ministrar uma masterclass nos dias 7 e 8/08, das 14h às 16h com o tema O Horror que nos Rodeia: da Literatura para o Cinema. O objetivo do curso é percorrer a trajetória do terror, discutir as influências de King para o gênero e a importância de suas obras dentro do mercado cinematográfico e editorial. As aulas serão gratuitas, mas possuem classificação para maiores de 16 anos. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail stephenkingccbb@gmail.com a partir de 29 de julho.

Stephen King: O medo é seu melhor companheiro

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Data: 24/07 a 19/08

Telefone: (21) 3808-2020

Lotação: sala 1 (98 lugares) e sala 2 (50) lugares

Ingressos: R$10,00 (inteira) / R$5,00 (meia)

Programação: no site CCBB.

A mostra também será apresentada no CCBB-SP (4 a 30/09) e no CCBB-DF (8/10 a 3/11).

Parceiros Editorias

error: Conteúdo Protegido