Connect with us

Livros

Mostra Stephen King: com direito a Pennywise “E você tem medo de quê?”

A mostra também estará presente em São Paulo do dia 4 a 5 de setembro e em Brasília, de 8 de outubro à 3 de novembro.

Mylla Martins de Lima

Published

on

O Centro Cultural do Banco do Brasil abre suas portas, do dia 24 de julho ao dia 19 de agosto, para os amantes das obras do Rei do Horror, Stephen King. Com a mostra Stephen King: O medo é seu melhor companheiro, o público terá acesso não só aos longas originados a partir de seus livros, mas também às suas inspirações.

Ao todo, serão exibidas 41 produções sendo mais 5 que serviram como referência para King. O material da apresentação audiovisual conta com clássicos da literatura e telonas, como O Iluminado, It- Uma obra prima do medo e Cemitério Maldito, além de séries e minisséries do ícone do cinema macabro.

O dia 25 começou com uma palestra incrível de Rita Ribeiro sobre o surgimento do tema terror nos contos do século XVIII, citando as primeiras histórias de cunho bizarro como O Castelo de Otranto, de Horace Walpole escrito em 1764. Logo após a apresentação do gênero, a palestra seguiu destrinchando alguns dos mitos do imaginário assombroso, utilizando como referência autores mais populares como Oscar Wilde, Edgar Allan Poe, Mary Shelley e muitos outros astros.

Ao decorrer do bate papo, onde palestrante e público possuem direito de fala, a literatura cedeu lugar aos filmes e séries, dos quais foram muito bem exemplificados e separados em subgêneros, passando pelo Gore até os seres paranormais. Tudo termina em uma tela com o rosto do famoso Pennywise e a frase “E você, tem medo de quê?“. Os aplausos mais que sinceros e sorrisos nos rostos mostraram a empolgação de todos ali, e não teria como sido melhor o desfecho.

“E a grande experiência do medo vem quando estamos sozinhos, quando apenas uma luz incide sobre as páginas do livro que estamos lendo. É aí que Stephen King produz sua mágica. Nas páginas de suas obras nos tornamos reféns do medo. Um medo que nos faz retornar aos nossos temores primários. Só que dessa vez não é o monstro dentro do armário ou debaixo da cama. Os monstros de King saem sorrateiramente e entram em nossa mente. E depois de nos invadir, não existe mais escapatória”

Curadoria, Rita Ribeiro e Breno Lira Gomes

A mostra traz debates, palestras e uma admirável Master Class, tudo isso muito bem ministrado por quem entende do assunto. Dentre os curadores temos Rita Ribeiro, professora e pesquisadora da UEMG, e Breno Lira Gomes, jornalista e produtor cultural. Em especial, no dia 15 de Agosto, o debate terá participações de Regiane Winarski, tradutora oficial dos livros de Stephen King, e Raphael Montes, escritor de literatura policial e suspense. Dada a temática de cada reunião e o grupo de participantes, não existe discordância de que é um evento de fãs para fãs.

A programação é inclusiva em diversas formas, seja com preços acessíveis ou algumas exibições gratuitas. Além dos valores, filmes como Conta Comigo, Cemitério Maldito e O Nevoeiro terão sessões especiais com intérprete em libras, legenda descritiva e audiodescrição respectivamente.

O evento tem como parceiros a DarkSide Books e a Companhia das Letras, ambos publicantes do ilustre trabalho do autor. Os ingressos custam R$10 a inteira, R$5 a meia. As Master Classes são gratuitas e para maiores de 16 anos. Para participar delas, as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: stephenkingccbb@gmail.com a partir do dia 29 de Julho. As demais palestras e bate papos também não tem custo, mas não precisa se cadastrar, os ingressos serão entregues 1h antes de começarem.

“Levo um livro a quase toda parte. Os livros são o entretenimento perfeito. Sem anúncios, sem bateria, horas de prazer a cada dólar gasto. O que não entendo é por que as pessoas não têm sempre um livro com elas para aquelas inevitáveis zonas mortas da vida”

Stephen King

Conheça a programação completa no site do CCBB RJ.

Comments

Parceiros Editorias

error: Conteúdo Protegido