Ms. Marvel, a série recheada de emoções, ação e drama adolescente, aborda também temas como religião, política e geopolítica. O mais novo episódio, lançado na última quarta feira (06/07) trouxe um dos momentos mais tristes na história global, a Partição da Índia.
Porém, o que mais chama a atenção é a forma como esse evento foi retratado na série e sua importância dentro do contexto da história da heroína. Mas antes de falar sobre isso, um rápido resumo sobre a série.
A trama traz a personagem Kamala Khan, interpretada por Imman Velani, uma jovem paquistanesa-americana estudante do ensino médio de 16 anos que desperta poderes cósmicos ao colocar um bracelete que sua avó entregou em uma caixa cheia de quinquilharias.
Com isso, vem a seguinte pergunta: Tá, mas o que ela tem a ver com a Partição? Calma, vou explicar: No episódio 4, temos algumas visões que a personagem tem sobre um trem e o episódio 5 continua a narrativa, mas mostrando um pouco mais sobre a vida de sua bisavó, Aisha.
Neste episódio em particular, é contado um pouco melhor quem é Aisha, como ela conheceu o pai de Sana (avó de Kamala) e o que aconteceu na noite da Partição na estação de trem. No capítulo anterior, Kamala viaja a Karachi, no Paquistão, ao ter a visão de uma mulher e parte em busca de perguntar a sua avó o que ela sabe sobre suas origens. Sana comenta com sua neta que o bracelete está tentando mandar uma mensagem para ela através das visões.
No mesmo momento, sua avó explica que na noite do trem, ela havia se perdido de seu pai na estação, mas conseguiu reencontrá-lo após seguir “um caminho de estrelas”. E no fim do mesmo, é mostrado um pouco melhor o que foi esse caminho e um elemento fundamental mostrado na fala de Sana que nos dá um vislumbre sobre a jornada de Kamala. Sua avó diz o seguinte: “Mesmo na minha idade estou tentando descobrir quem eu sou. Meu passaporte é do Paquistão, minhas raízes são da Índia. No meio disso tudo, há uma fronteira. Há uma fronteira marcada por sangue e dor. Pessoas estão reivindicando sua identidade baseada em uma ideia de algum inglês velho quando estava fugindo do país. Como é que se lida com isso?”.
História da Índia: o que foi a Partição?
Mas e aí vem outra pergunta, o que foi a Partição? Em primeiro lugar foi um evento real marcado por um grande genocídio de hindus e sikhs em um intenso conflito armado e religioso em 14 de Agosto de 1947 que causou a divisão do país e a independência sobre os britânicos, que até então dominavam a região. Dessa divisão, o critério foi exclusivamente religioso, onde de um lado ficou a Índia, predominantemente Hindu e Sikh, e o lado muçulmano, no Paquistão. No episódio 4, Kamala é transportada no tempo para a noite que ocorreu a Partição, na estação de trem de onde saiu o último trem com destino a Karachi. Sua família já falou sobre como esse dia marcou a história da deles em episódios anteriores, contando como sua vó, Sana, se perdeu do pai e como isso foi desesperador. E como Sana achou seu pai? Seguindo o já citado “caminho de estrelas”. E daí temos uma surpresa, ela mesma foi quem ajudou sua avó a encontrar seu bisavô criando um caminho entre eles dois usando seus poderes.
Sobre o último episódio, é muito interessante observar a ternura e delicadeza ao retratar um momento tão sombrio e inesquecível na história de várias pessoas que passaram por essa experiência. Eu li que muitos fãs chegaram a chorar e agradecer o produtores da série pela maneira como eles abordaram um tema tão pesado como esse, por isso, um parabéns ao produtor Adil El Arbi, viu.
Resta agora saber como essa experiência vai contribuir com a jornada de Kamala e de que modo isso ajudará em sua formação como super-heroína e salvar a todos a que ama. Uma coisa é certa, Ms. Marvel está nascendo e está lindo!