Com o final dos campeonatos regionais de League Of Legends, a expectativa para o MSI 2023 em Londres está ainda maior entre os torcedores de esports.
A quantidade de equipes participantes, junto ao novo formato da competição, serviu para elevar as expectativas para o campeonato que terá início em 2 de maio, com sua grande final marcada para o dia 23.
Nesta edição MSI 2023, as ligas das regiões emergentes (chamadas de ligas minor) enviarão apenas seu campeão para o torneio internacional, enquanto as principais regiões (ligas major) agora enviarão dois representantes, e não só um como nos anos anteriores. Dessa forma, totalizando 13 equipes participantes distribuídas nas duas fases do campeonato.
QUANTIDE DE EQUIPES
Portanto, confira as 13 equipes classificadas para o MSI 2023:
Ligas Major
- LCK: GenG e T1
- LPL: JDG e BiliBili Gaming
- LEC: Mad Lions e G2
- LCS: Cloud 9 e Golden Guardians
Ligas Minor
- CBLOL: LOUD
- PCS: PSG Talon
- LJL: Detonation FocusMe
- LLA: Movistar R7
- VCS: GAM Esports
Formato do MSI 2023
Diferente dos anos anteriores, o MSI 2023 contará com a fase de entrada no modelo de eliminação dupla entre as campeãs das regiões menores e as vice-campeãs das principais regiões, com exceção da LCK.
Por ser a região da DRX, atual equipe campeã mundial após uma jornada histórica e emocionante, a liga sul-coreana enviará seus dois representantes direto para a segunda fase do torneio.
Fase de Entrada
Os times da fase de entrada serão divididos em dois grupos de quatro equipes, decididos por um sorteio e com formato de eliminação dupla, contendo a chave superior e inferior. Algo bastante parecido com os playoffs do campeonato brasileiro.
Os vencedores de cada confronto, disputado em melhor de 3 (MD3), avançam nos chaveamentos superiores, enquanto os perdedores têm uma segunda chance na chave inferior. Ao final da fase de entrada, as duas equipes vencedoras das chaves superiores e o vencedor da chave inferior avançam para a segunda fase do campeonato, onde poderão enfrentar as duas equipes da LCK e os campeões das outras regiões maiores.
Fase de chaves
Na segunda fase, as oito equipes (cinco previamente classificadas e as três vencedoras da fase de entrada) se enfrentarão em séries melhor de 5 jogos (MD5), também em eliminação dupla, até chegar na grande final no dia 21 de maio, e a vencedora dessa série se consagrará a grande campeã do MSI 2023.
Segundo a Riot Games, esse novo formato servirá para tornar as partidas mais emocionantes e para dar espaço a novas histórias de jogadores, além de medir a força relativa das equipes e regiões nesse meio da temporada.