Após vencer a T1 por 3×1 na final da chave inferior, a Bilibili Gaming conseguiu não apenas uma vaga na final do MSI 2023 de LoL, mas um lugar na história: pela primeira vez tivemos uma final de torneio internacional de League Of Legends sendo protagonizada por duas equipes chinesas: BLG e JDG.
A jornada das duas equipes para chegar até a final foi bem diferente: a JDG, após conquistar o título da LPL nos playoffs, começou o campeonato já na fase de chaves, tendo que vencer a Golden Guardians, a própria Bilibili e a T1 para chegar à final, enquanto a BLG veio trilhando seu caminho desde a fase de entrada.
A vice-campeã da liga chinesa começou muito bem o campeonato lá nos play-ins, vencendo as duas séries MD3 e chegando aos playoffs pela chave superior, onde enfrentou a JDG e perdeu por 3 a 0, caindo para a chave inferior da fase de chaves.
Após essa derrota, a equipe voltou a se reencontrar e recomeçou sua jornada rumo à final, tendo que deixar para trás equipes consagradas como G2, GenG e a T1 de Faker que era uma das grandes favoritas ao título do torneio e cravando assim, seu lugar na grande final do MSI 2023.
Final MSI: JDG campeã
A JD Gaming conquistou seu primeiro título do MSI 2023 após vencer a Bilibili Gaming por 3×1 na primeira final internacional da história entre duas equipes da liga chinesa. A equipe veio numa dominância absurda desde sua liga regional, seguindo até agora sem perder nenhuma MD5 no ano e demonstrando um nível elevadíssimo de gameplay, que resultou na conquista da taça do torneio internacional.
A vitória da campeã da LPL foi bem tranquila, apesar de terem perdido o segundo jogo. A Bilibili ainda tentou responder no draft trazendo uma Vayne para Elk jogar, mas a dominância da JDG não deixou que o late game chegasse para a campeã brilhar.
Por outro lado, a JDG brincou no draft com um Nautilus jungle nas mãos de Kanavi e um show de Knight com seu Jayce, e a equipe dominou do início ao fim as partidas, não deixando a BLG respirar e reagir dentro de Summuner’s Rift.
Após conquistar esse título, o atirador Ruler se tornou campeão dos 4 títulos mais importantes do lolzinho: LCK, LPL, Worlds e MSI, feito que apenas ele, Deft e Pawn conseguiram até hoje.
Esse título valeu muito também para o midlaner Knight, que após inúmeras passagens por campeonatos internacionais (a maioria pela TES), finalmente se provou e conseguiu a taça, sendo fundamental para a vitória de sua equipe e ganhando também o título de MVP da Grande Final.