Para muitos Naruto é um dos melhores animes já feitos, assim como seus mangás e sua série são um sucesso e fenômeno mundial, porém um dos maiores acertos da franquia jamais iria acontecer.
De acordo com uma entrevista com o criador da série, Masashi Kishimoto, o mangaka se opôs terminantemente a escrever um arco de torneio, mas foi forçado por seus editores na Shōnen Jump.
O plano original de Kishimoto para a série era supostamente mais lento e desinteressado pelo resto dos colegas de Naruto, uma abordagem que o criador ainda gostaria de ter mantido. No entanto, Shōnen Jump queria uma narrativa mais rápida e lutas maiores que reunissem lutadores de várias aldeias, levando à proposta de um arco de torneio. Apesar da alegação de Kishimoto de que iria morrer se escrevesse o arco, seu editor disse-lhe para “faça, mesmo que o mate”, e assim o arco do Exame Chunin nasceu.
Os exames chunin foi uma peça importante para todo o arco de Naruto, bem como ele criança como já adolescente, pois foi através deste arco no anime e mangá que pudemos conhecer um pouco mais das habilidades dos habitantes da aldeia da folha bem como de outras regiões do universo de Naruto.
Embora alguns fãs tenham perdido a fé nas habilidades de Kishimoto com o lançamento de Boruto, que tem sido desviante desde sua estreia, até mesmo os mais críticos mudaram de tom nas últimas semanas com os desenvolvimentos vistos nos últimos capítulos do mangá.