Eu tenho o Cabana do Leitor há cerca de 13 anos como site nerd, mudamos muito desde o começo, éramos um blog no blogspot do Google, primórdios da internet inclusive, mas tem um padrão nestes 13 anos que jamais muda, o mesmo tipo de gente ignorante e vem nos comentários do Cabana em redes sociais jorrar seu racismo, misoginia, transfobia e homofobia, e geralmente é nerd.
O pior disso tudo são as desculpas do nerd, ontem me deparei com uma dizia “Ah não queremos que nossos personagens queridos mudem de etnia assim do nada”, (era referente ao trailer de A Pequena Sereia, o Facebook ao invés de distribuir conteúdo para seguidores da página que posta a matéria está na verdade distribuindo para vários setores da rede social, sem critério, o que faz com que certos tipos de pessoas comentem em nossas redes).
Porém esta desculpa não é verdadeira… Pergunte a qualquer editor de site de médio ao grande, que ele vai te falar a mesma coisa… NÃO IMPORTA A ORIGEM DO PERSONAGEM, O ÓDIO VAI EXISTIR.
Pegamos exemplo da She-Hulk, fora os memes e tudo mais, o fato da série ter uma mulher como protagonista ascendeu a irá de alguns? Não, mas muitos nerds, só não podemos nunca dizer que é uma maioria mas as vezes a quantidade de comentários assusta.
Assim vemos este movimento muito também relativo à série Ms. Marvel, além do filme Capitã Marvel que foi simplesmente atacado em serviços de notas como o Rotten Tomatoes só porque a protagonista é uma atriz que defende uma bandeira ideológica, O TEMIDO FEMINISMO.
O que estas produções citadas acima tem em comum? Todas foram protagonizadas por mulheres que são declaradamente feministas. Porém, nem apenas de perseguir pessoas declaradamente feministas este tipo de gente vive…
Halle Bailey que faz a pequena séria está sendo atacada em forma de deslikes e comentários negativos no seu trailer de A Pequena Sereia, o unico fato que a desabona para o papel segundo estas pessoas? ELA É UMA MULHER NEGRA. A base da acusação? ELA ESTÁ ROUBANDO O PAPEL DE MULHER BRANCA POIS A ARIEL NA ANIMAÇÃO DA DISNEY É BRANCA. Quando roubaram nosso Samba a gente reclamou? Quando pegaram o nosso rock a gente pode fazer algo? A revista Exame fez uma materia que lista 25 vezes que minorias foram substituídas por pessoas brancas ou quando estas minorias tiveram mudanças para inferioriza-las, neste sentido estas pessoas (por maiorias brancas que comentam nas redes do Cabana do Leitor) não fizeram qualquer reclamação por estas mudanças, não é? Logo, que desculpas sobra a elas?
A desculpa que o Nerd médio usa de que não gosta de mudança étnicas e que negros e outras minorias deveriam ter seus próprios personagens é mentirosa, pois em 13 anos de Cabana, mesmo quando a personagem era criada, ela era atacada, Ms. Marvel foi atacada mesmo sendo uma personagem criada, recebemos muitos comentários de ódio na crítica do filme Mundo Estranho que tem um personagem LGBT (deletamos alguns deles), o personagem foi criado unicamente para aquele filme e foi atacado. Duas mulheres se beijando em Buzz Lightyear fez o filme ser alvo de boicote, dois homens se relacionando em The Last of Us mesmo quando nos games os personagens eram gays mesmo (ou seja, não mudaram nada, eles foram criados assim) serviu para uma onda de críticas no IMDb promovidas pelo meio nerd.
Seria mais bonito se assumir racista e portador de qualquer doença mental que o torna odiar simplesmente alguém por ser diferente, dizer que não gosta de mulheres em papeis de destaque, ou que simplesmente odeia qualquer pessoa que seja diferente… Assumir isso seria mais bonito por parte do nerd, do que ficar dando desculpa esfarrapada.