Bom, existe mesmo uma bolha no streaming…? E a pergunta que muita gente na indústria se faz, mas a Netflix hoje pode ter jogado mais água nessa tese.
Autoridades da França e Holanda estão investigando a Netflix por lavagem de dinheiro segundo as agências de notícias Reuters e AFP e teve seus escritórios invadidos para investigação.
Uma fonte judicial francesa informou à Reuters que a operação é parte de uma investigação preliminar sobre lavagem de dinheiro e fraude fiscal, e que uma busca similar foi realizada na terça-feira na sede da Netflix em Amsterdã. O caso foi reportado inicialmente pelo jornal francês Marianne, levando a crer que a investigação esteja em andamento em vários países europeus.
Na França a investigação ainda está em andamento e não existe ainda uma acusação criminal formal, apenas pedidos de investigação de lavagem de dinheiro, segundo as agências de notícias outras empresas que oferecem assinaturas podem ter problemas na Europa.
Em 2022, a Netflix encerrou uma disputa tributária com o governo italiano ao pagar € 55,8 milhões (equivalente a US$ 59,1 milhões naquele momento). Três anos antes, promotores italianos iniciaram uma investigação sobre evasão fiscal, argumentando que a empresa de streaming deveria pagar impostos na Itália por utilizar a infraestrutura local para atender milhões de usuários.