taylor swift nicki minaj

Nicki Minaj acusa ‘VMA’ de racismo e se irrita com Taylor Swift

Pedro Maroni
Pedro Maroni
Estudante de jornalismo geralmente perdido em algum canto do Spotify ou Netflix. Se não estiver em nenhum dos dois, procura lá no twitter: @pdrmaroni

Hoje (21) os indicados para o VMA 2015 foram anunciados, mas parece que Nicki Minaj não ficou muito contente com suas nomeações para o clipe de ‘Anaconda‘ e deixou isso bem claro no twitter, onde explicou o porquê de sua insatisfação. Depois de apresentar seu ponto, Nicki ainda se irritou com Taylor Swift. Entenda:

- Anúncios -

Primeiro Nicki mostrou seu descontentamento com as indicações por meio desse tweet:

“Se eu fosse um “tipo” diferente de artista, ‘Anaconda seria nomeada para ‘Melhor Coreografia’ e ‘Vídeo do Ano’ também”, postou a rapper. Depois ela continuou evidenciando seu ponto:

- Anúncios -

“Se seu vídeo celebra mulheres muito magras, você será nomeado para ‘Vídeo do Ano’.

“Quando “outras” garotas fazem vídeos que quebram recordes e impactam a cultura, elas ganham nomeações”.   (Bom lembrar que o clipe de ‘Bad Blood’, da Taylor Swift, é exatamente nesse estilo, mostrando mulheres, magras e, culturalmente, com “boa aparência”. Foi indicado para ‘Vídeo do Ano’.)  

- Anúncios -

Além disso, a rapper deu retweet em postagens de seus fãs em que eles abordam questões como o fato de Miley Cyrus ter levado o ‘Vídeo do Ano’ em 2014 com o clipe de ‘Wrecking Ball’, em que ela aparece de forma provocativa. Segundo eles, assim como o clipe de Miley, ‘Anaconda’ teve um grande impacto na cultura pop, mas como Nicki é uma rapper e negra, seu vídeo nem sequer foi indicado. “Não é nem para desmerecer outros artistas. É só que Nicki está sendo esnobada por fazer a mesma coisa que os fazem ganhar prêmios”, dizia um dos tweets.  

 “Mulheres negras influenciam muito a cultura pop mas raramente são recompensadas por isso”, acrescentou Minaj.

Ela também ressaltou a questão da viralização massiva tanto do vídeo, que quebrou o recorde de visualizações em 24h da época, quando da capa do single, que se tornou meme nas redes sociais.

A confusão maior começou quando Taylor Swift decidiu se manifestar. Acontece que a justificativa de Taylor foi considerada desnecessária e egocêntrica por alguns internautas.

“Eu não fiz nada além de te dar amor e suporte. Não é muito do seu feitio colocar mulheres contra si mesmas. Talvez um dos homens tomou o seu lugar…”  

 “Se eu ganhar, por favor, suba no palco comigo. Você é convidada para qualquer palco em que eu estiver” Como resposta, Minaj respondeu o seguinte:

“Huh? Você não deve estar lendo meus tweets. Não disse uma palavra sobre você. Gosto de você também, mas você deveria opinar nisso”

E depois Minaj ainda deu retweet em uma postagem para Taylor Swift que dizia “pare de usar [o argumento] “dou apoio a todas as mulherescomo desculpa para não ser crítica quanto ao racismo da mídia que te glorifica e beneficia”, e outro que afirmava que “Nicki estava levantando pontos importantes sobre a história do racismo na indústria da música, Taylor deveria estar apoiando e não fazendo a questão girar em torno de si”.