luigi

Nintendo processa streamer que divulgava jogos antes do lançamento

A Nintendo iniciou uma ação judicial contra um streamer conhecido por divulgar jogos da empresa antes de seu lançamento oficial.

Ed Rezende
Ed Rezende
Produtor, escritor nas horas vagas, administrador, editor e fundador do site CDL.

Uma pessoa foi processada pela Nintendo porque decidiu jogar ao vivo jogos que muitas vezes sequer foram lançados pela empresa japonesa.

Cabana do Leitor Google Discover

Google Discover é do Google. Os cabaneiros podem nos seguir por lá.

Seguir
- Anúncios -

Não apenas o streamer jogava o jogo como ainda durante as transmissões pedia para seus expectadores iram baixar ferramentas de pirataria para o Switch e emuladores da empresa, segundo informa o site 404 Média.

Segundo informações a empresa tentou e emitiu pedidos para que ele parasse de transmitir os jogos, mas Jesse Keighin, que geralmente atende por EveryGameGuru online resolveu pagar pra ver já que continuou a transmitir os jogos mesmo depois dos avisos.

- Anúncios -
Brothership nintendo

Ao invés disso, sempre que um canal era encerrado, ele criava novos em diferentes plataformas, incentivando seu limitado público a piratear jogos da Nintendo e, por vezes, até entrava em contato com a Nintendo para provocá-la diretamente. O processo revela que a Nintendo monitorou atentamente as atividades online de Keighin, seguindo-o no Discord, YouTube, Twitch, Kick e em diversas outras plataformas de streaming menos populares.

Segundo informa a empresa o Streamer ainda se gabou dizendo que mesmo que um canal fosse fechado, ele poderia abrir outros porque tinha cerca de mil canais de gravação e streamer para serem usados, pelo menos é o que diz a Nintendo sobre o fato no processo.

“AMO VOCÊS! O CAPITALISMO É UM CÂNCER! MEU CANAL ESTÁ SENDO EXCLUÍDO POR COMPARTILHAR VÍDEOS DE GAMEPLAY! ESTA É A SUA RECOMPENSA!”, DISSE Keighin em uma das postagens públicas compartilhando links para esses emuladores.

- Anúncios -

Por exemplo, a empresa destaca a transmissão de Keighin do jogo Mario & Luigi: Brothership no YouTube e em outras plataformas em 22 de outubro. Mario & Luigi: Brothership, um dos lançamentos mais aguardados da Nintendo do ano, teve seu lançamento oficial na quinta-feira, 7 de novembro.

nintendo

De acordo com o processo, a Nintendo está buscando US$ 150.000 por violação de seus direitos autorais, sendo que a empresa alega que seu prejuízo pode ter sido de milhares de dólares.