A Nintendo anunciou o adiamento das pré-vendas do Nintendo Switch 2 nos Estados Unidos devido às tarifas impostas pelo presidente Donald Trump sobre importados de diversos países.
As pré-vendas, que estavam programadas para começar na próxima semana, dia 9 de abril, foram adiadas sem uma nova data definida. Embora o atraso seja confirmado para os EUA, é possível que também afete outros países, como o Brasil.
Em comunicado ao Polygon, a Nintendo declarou: “As pré-encomendas do Nintendo Switch 2 nos EUA não começarão em 9 de abril de 2025 para avaliar o impacto potencial das tarifas e da evolução das condições do mercado. A Nintendo atualizará o tempo em uma data posterior. A data de lançamento de 5 de junho de 2025 permanece inalterada.”

O preço do Nintendo Switch 2 foi anunciado em US$ 449,99. Poucas horas depois, Trump revelou “tarifas recíprocas” que afetam dezenas de países, incluindo China e Vietnã, onde a Nintendo fabrica parte de seu hardware. As tarifas incluem um imposto adicional de 34% para a China e 46% para o Vietnã, o que pode elevar ainda mais o preço do console nos EUA.
Apesar de pedidos de fãs para que a Nintendo reduza os preços, a expectativa é de que os valores sejam ajustados para cima. Além disso, o aumento dos custos pode resultar em menor alocação de consoles para os EUA, tornando o sistema mais difícil de encontrar.