Connect with us

Games

Inscrições para três concursos de cosplay na Geek & Game Rio Festival 2018 estão abertas

Edi

Published

on

LOJA DC 4

Nos dias 20, 21 e 22 de julho, o Rio de Janeiro recebe o Geek & Game Rio Festival 2018, maior evento do universo pop e gamer da cidade. Estão abertas as inscrições para entusiastas do mundo cosplay, que utilizam trajes e assumem as principais características de seus personagens favoritos do universo pop, e que terão vez nos três concursos diferentes de cosplay, voltados para o público adulto e infantil. As competições contam com a curadoria de Thaís “Yuki” Jussim e Marcelo “Vingaard” Fernandes, da Cosplay Art.

O concurso diário Cosplay Awards conta com um júri qualificado que irá avaliar a similaridade com o personagem escolhido, como postura, poses e linguagem corporal – assim como a qualidade da modelagem e o acabamento das peças que compõem o traje. Os três melhores cosplayers serão escolhidos diariamente após a realização de desfile no Geek Station e premiados ao final de cada dia de concurso, com troféu exclusivo e certificado de participação.

No Cosplay Kids Awards, crianças de até 12 anos desfilarão com seus trajes, na competição onde melhores cosplayers mirins serão escolhidos. Para se pré-inscrever, os interessados deverão preencher o formulário com dados pessoais do responsável e da criança, nome do personagem e mídia de origem do cosplay escolhido. Serão premiados com troféu exclusivo os três participantes com maior nota de avaliação.

Já no terceiro dia de evento, acontece o Grand Cosplay Awards, que busca valorizar cosplayers e entusiastas desse universo com uma premiação em dinheiro para os quatro vencedores da competição. Para participar, o candidato deverá ter mais de 16 anos e enviar suas imagens de referência do personagem, fotos usando o cosplay e um vídeo com uma prévia da apresentação, que não precisa estar totalmente finalizada, mas que deve ser apresentada da melhor forma possível, inclusive sinalizado quaisquer efeitos e objetos cênicos que pretenda usar. Com uma pré-seleção feita por um júri técnico dos 12 melhores inscritos, os classificados se apresentarão no palco do evento com performances de até 2 minutos. O primeiro colocado será premiado com um certificado em barras de ouro no valor de R$4.000. Os melhores em cada uma das três categorias individualmente ganharão um certificado em barras de ouro no valor de R$1.000 cada.

“Nos três concursos, o importante para o resultado do cosplay é a forma como o candidato vai se apresentar. Além do figurino, ele deve adotar a postura certa e conseguir atrair a atenção do público. Nos Cosplay Awards e Kids Cosplay Awards, os candidatos deverão desfilar como a personagem escolhida. Já no Grand Cosplay Awards, ele precisa preparar uma apresentação, onde deve construir uma cena compatível com o seu escolhido’’, conta Thaís Yuki.

Novidade desta edição, o Cosplay Space é o ponto de encontro para os fãs que se vestem e interpretam seus personagens favoritos. Essa área conta com dois estúdios de fotografia para utilização do público e fotógrafos que irão realizar nos três dias de evento mini-ensaios com os participantes.

Os cosplayers que se inscreverem previamente também poderão mostrar um pouco mais do seu trabalho fazendo pequenas sessões gratuitas de meet & greet, assinando prints e interagindo com o seu público.

Edi on FacebookEdi on InstagramEdi on Twitter
Edi
Produtor, escritor nas horas vagas, administrador, editor e fundador do site CDL.
Comments