O filme brasileiro “O Agente Secreto” foi o escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional, na 98ª edição da cerimônia.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa enfrentou uma concorrência acirrada e superou produções como “Manas”, que era promovido por Fernanda Torres e Walter Salles, garantindo a vaga para o filme estrelado por Wagner Moura.
“O Agente Secreto” também conta em seu elenco com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho e Hermila Guedes. O filme foi produzido por Emilie Lesclaux, com coprodução de nomes como Nathanaël Karmitz, Elisha Karmitz e Fionnuala Jamison.

A sinopse do filme diz: Brasil, 1977. Marcelo, um especialista em tecnologia de pouco mais de 40 anos, está em fuga. Ele chega ao Recife durante a semana do carnaval, na esperança de reencontrar o filho, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio pacífico que ele busca.
“O Agente Secreto” estreou no Festival de Cinema de Cannes deste ano, onde ganhou os prêmios de Melhor Ator para Moura e Melhor Diretor para Mendonça Filho, já conhecido por seu longa “Bacurau“, que levou o Prêmio do Júri em 2018. Seu projeto mais recente havia sido o documentário “Retratos Fantasmas“, de 2023.
A Neon lançará o filme nos Estados Unidos, enquanto a Mubi detém os direitos de distribuição no Reino Unido, Irlanda, Índia e na América Latina, com exceção do Brasil. A escolha ocorre após o Brasil ter vencido o Oscar de Melhor Filme Internacional no ano passado com “Ainda Estou Aqui“, de Walter Salles. A decisão sobre o representante brasileiro na 98ª edição do Oscar foi um assunto debatido no país, mas “O Agente Secreto” despontava como favorito por suas duas vitórias em Cannes.
Em uma publicação no Instagram no domingo, Fernanda Torres, estrela de “Ainda Estou Aqui”, elogiou a qualidade dos filmes inscritos, afirmando com entusiasmo: “O cinema brasileiro renasce como uma fênix”. Citando “A Trilha Azul” e “Manas”, Torres declarou que sua preferência pessoal era “O Agente Secreto”.


