Sempre fui fascinado pelo mundo de Alice no País das Maravilhas. Acho este universo criado por Lewis Carroll simplesmente fantástico. O impossível possível, o inimaginável tangível. Sempre achei que se tratava de um mundo sombrio, como um pesadelo daqueles que não fazem o menor sentido, ou uma obra de uma mente realmente insana (insira a cara do Chuck Palahniuk aqui). Pelo visto A. G. Howard concorda comigo, e com isso resolveu fazer uma série voltada ao lado sombrio e perturbado do mundo de Carroll. O primeiro livro da série foi intitulado o lado mais sombrio, e é sobre ele que falamos hoje.
– Estamos muito altos… Isso faz meu estômago dar um nó.
– É assim que você sabe que está viva, Alyssa. Os nós.
Da editora Nova conceito, o livro conta a história de Alyssa, uma garota com aparentes distúrbios mentais, roqueira e skatista. Apesar disso tudo durante todo o começo do livro ela é uma personagem extremamente desinteressante durante boa parte da estória (embora o lado psicológico tenha me chamado muito a atenção).
A obra tem personagens laterais muito bem trabalhados, que interferem bem na estória a ponto de serem indispensáveis, como por exemplo Morfeu, um ótimo personagem que surge na segunda parte do livro.
Um livro relativamente curto e de leitura rápida, a obra pode ser vista mais como uma continuação não oficial do que uma releitura da obra original.
A.G. Howard acerta em cheio a mão no estilo da escrita, com um palavreado simples e ágil e um detalhamento para cenas que não deixa escapar nada de essencial para a base, mas deixa o leitor disposto a soltar a imaginação, no melhor estilo de Carroll.
Apesar do começo difícil da obra “O lado mais sombrio” já é um livro do qual eu estou ansioso pela continuação, o desenvolvimento acontece de modo rápido e com reviravoltas o bastante na segunda parte em diante. Quem é fã de Lewis Carroll pode ler e se sentir em casa com a “continuação” e quem não leu a obra original pode ler sem se sentir perdido, pois a mesma possui uma linha própria.
*Nota o livro perdeu meio ponto pelo book trailer (isso tá feliz demais).
Boa Leitura!