E o Hayao Miyazaki termina sua carreira como diretor com chave de ouro, ou melhor, com uma estatueta de ouro, pois na noite de ontem (10), o seu mais recente filme, O Menino e a Garça, venceu o Oscar na categoria Melhor Longa de Animação.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premiou o filme “O Menino e a Garça” de Hayao Miyazaki e Studio Ghibli como Melhor Longa de Animação na cerimônia do 96º Oscar neste domingo.
O filme estava competindo com títulos de peso como Elemental, Nimona, Robot Dreams e Homem-Aranha: Através do Universo-Aranha na categoria. Porém, o longa japonês levou a melhor e deixou fãs do mundo todo extremamente felizes e satisfeitos pela escolha da academia.
Miyazaki e o produtor Toshio Suzuki não puderam aceitar o prêmio pessoalmente. Este é o segundo filme de Miyazaki a ganhar depois de “A Viagem de Chihiro” em 2003. Ele também recebeu indicações por “O Castelo Animado” e “O Vento se Levanta”.
O Menino e a Garça ganhou o prêmio de Animação do Ano no 47º Prêmio Anual de Cinema da Academia Japonesa e venceu a categoria de Melhor Filme de Animação no 81º Globo de Ouro mais cedo neste ano.
O filme também ganhou prêmios do Annie Awards (por storyboard e animação de personagens) e do British Academy Film Awards (por filme de animação).