Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola

Globoplay desobedece governo e diz que não vai tirar o filme “Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola” da plataforma

Ed Rezende
3 Min Ler

O filme de 2017 Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola entrou pra lista de filmes e projetos perseguidos pelo governo Bolsonaro, assim como tal foi com Mariguela que a equipe do filme acusou o governo de impedir a sua estreia no país, agora o Ministério da Justiça deu ordem de oficio para que plataformas de streaming removam o filme do apresentador Danilo Gentili do ar.

Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola é uma comédia que bebe da fonte do filme American Pie (em termos) porém em caráter muito subjetivo, e isso foi usado pela ala política favorável ao governo federal neste final de semana para dizer que uma cena do filme fazia apologia (exaltação) a pedofilia.

O filme que foi lançado em 2017 teve inclusive Carlos Villagrán (o Kiko do Chaves) como um dos protagonistas. Na época politicos favoráveis ao governo exaltaram o filme, hoje com Danilo Gentili se encontrando em um outro polo político, estes mesmo que exaltaram o filme na época pregam que o mesmo faz apologia à pedofilia e deveria ser removido das plataformas de streaming.

Hoje foi determinado que as plataformas com direitos de distribuição do filme Como se Tornar o Pior Aluno da Escola suspendam imediatamente a exibição do longa-metragem. Se os serviços de streaming não removerem o conteúdo em determinação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em cinco dias, podem ser penalizadas com multa diária de R$ 50 mil.

Em comunicado a Globoplay e Telecine falaram que não vão remover o conteúdo de suas plataformas por considerar censura.

O Globoplay e o Telecine estão atentos às críticas de indivíduos e famílias que consideraram inadequados ou de mau gosto trechos do filme Como Se Tornar O Pior Aluno Da Escola mas entendem que a decisão administrativa do ministério da Justiça de mandar suspender a sua disponibilização é censura. A decisão ofende o princípio da liberdade de expressão, é inconstitucional e, portanto, não pode ser cumprida.

As plataformas respeitam todos os pontos de vista mas destacam que o consumo de conteúdo em um serviço de streaming é, sobretudo, uma decisão do assinante – e cabe a cada família decidir o que deve ou não assistir.

O filme em questão foi classificado, em 2017, como apropriado para adultos e adolescentes a partir de 14 anos pelo mesmo ministério da Justiça que hoje manda suspender a veiculação da obra.

O humorista se pronunciou nas redes sociais:

Atualmente Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola está disponível nas seguintes plataformas: Netflix (onde estreou recentemente), Telecine, GloboPlay, YouTube, Apple e Amazon.

Compartilhe este artigo