O grupo Walt Disney anunciou nesta quinta-feira (14) que comprou a 21st Century Fox por US$ 52,4 bilhões. A transação inclui os estúdios de cinema e televisão, redes de entretenimento a cabo e empresas internacionais de TV.
Franquias como X-Men, Avatar, Simpsons, além de FX Networks e National Geographic, farão parte do portfolio da Disney. A Disney também assumirá cerca de US$ 13,7 bilhões de dívidas da Fox no negócio.
O CEO da Disney, Bob Iger, fez um comunicado:
“A aquisição desta coleção estelar de negócios da Fox reflete a crescente demanda dos consumidores por uma rica diversidade de experiências de entretenimento que são mais convincentes, acessíveis e convenientes do que nunca. Estamos honrados e gratos de que Rupert Murdoch nos confiou o futuro das empresas, e estamos entusiasmados com essa extraordinária oportunidade de aumentar significativamente o nosso portfólio de franquias bem-amadas e conteúdo de marca para aprimorar demais nossas ofertas diretas ao consumidor. O negócio também ampliará substancialmente o nosso alcance internacional, o que nos permitirá oferecer conteúdos de classe mundial e plataformas de distribuição inovadoras para mais consumidores em mercados-chave em todo o mundo.”
A Disney e a Fox são sócias no serviço de vídeos on-line Hulu, em parceria com a Comcast e a Time Warner.