Este artigo é o primeiro de uma série que faremos de 30 em 30 dias aonde uma pessoa de fora do contexto do site e que não seja envolvida de forma alguma com o CDL pode escrever um artigo sobre qualquer assunto (se quiser participar nos mande um e-mail para [email protected]), quando o convidado tem dificuldade de escrever algo, nós propomos uma pauta. Hoje, Olavo Lima um dos administradores do site HQfan, foi o convidado para abrir o espaço.
Eu fui chamado aqui para escrever sobre o relacionamento de amor e ódio entre a internet e o Omelete, se é realmente necessário nossa constante vigilância em sites como ele, o Cabana ao meu ver sempre foi um site que teve um sentimento meio apaixonado para com o Omelete (é claro no meu ponto de vista de leitor do site).
É importante que existam sites que critiquem a Omelete e outros veículos nerds, e que dentro existam opiniões bem diferentes entre si, especialmente pelo fato que a Omelete foi o primeiro site que galgou muito mais do que ganhar dinheiro com camisetas, slogans ou meramente de ter a noticia do dia, mas para se profissionalizar no ramo do jornalismo voltado a nerdice ou como diriam eles mesmos voltados a “cultura pop”, se profissionalizando, criando contatos, estabelecendo redes de interligação.
O Omelete cresceu muito bem, apesar de alguns errinhos bestas aqui ou ali que é algo típico de um site de noticias ou de informações desse tipo, mas ao longo dos anos junto com o seu crescimento, surgiu também uma certa preguiça entre seus fundadores em suas pesquisas.
Eu até entendo que com todo o credito que possuem podem “ficar por cima”, o Omelete trouxe grandes eventos nerds nessa importante época e profissionalizou grande parte do jornalismo voltado para esse publico, mas também não devemos nos esquecer que o site só evoluiu dessa maneira graças aos próprios nerds que deram força e ideias que levaram ela a ser o que é hoje.
O grupo surgiu tendo em vista um mercado não totalmente explorado e criticando o aspecto amador da maioria dos sites, porem atualmente apesar de seus incríveis aparatos e edições se tornou em certos aspectos amador, cuja maioria dos sites não recebem nada por suas criticas (acredito que esses últimos sejam os mais sinceros).
Podemos lembrar de varias ocasiões em que o Omelete falou bobagem, como por exemplo ao falarem que os animes iriam “morrer” ou que a capa polemica de um certo artista seria censurada, existem muitos exemplos de certos equívocos que foram feitos pelo grupo, muitos suspeitam da venda de criticas e outras coisas, mas sinceramente para mim esses grandes erros não se devem a isso, mas sim a uma possível “preguiça” da cúpula do grupo cuja culpa se deve em parte ao publico que admite a sua verdade como lei, apesar da famigerada lista de sites que a Sony dava dinheiro em troca do famoso Jabá em que muitos sites famosos foram ditos fazer parte.
O velho ditado “a quem muito dado, muito será cobrado” também vale aos sites, é importante que haja uma cobrança de coerência destes grandes veículos, especialmente quando recebem dinheiro direta ou indiretamente dos fãs por isso, não são amadores, acreditem muitos recebem muita grana por matérias e começam a se comprometer com causas ou grupos que não acreditam de fato, muitas vezes simplesmente por um troco a mais.
Acredito que tudo vive de ciclos, isso inclui sites, hoje podemos ter a Omelete como o maior site de entretenimento da cultura pop, mas amanhã pode ser outro, o que não se pode perder é a sua essência, que o Omelete aos poucos tem perdido, por isso é vital essa cobrança, especialmente na coerência de suas ações, para que ela não se distancie do publico alvo.
Outra coisa importante é aceitar criticas construtivas e não fazer birra, agir como adultos, muitas vezes vemos grandes sites não aceitando certas criticas inclusive em analises suas e muitas vezes quererem ofender quem critica, acabou virando moda pedir respeito quando é com você, mas não demonstrar respeito em alguma situações ao próximo. Inclusive é um aspecto que o CDL carrega dentro de si, muitas vezes não aceita criticas, alguns colunistas cometem o erro grotesco de comentar na própria matéria, criticando as criticas dos comentadores, se continuar assim o site jamais será grande.
Estar na mídia ou ser alvo de criticas não é fácil, especialmente no universo nerd em que a maioria dos famosos são anônimos para grande parte da população, por isso é vital trabalhar em harmonia com o seu publico, acredito que é vital certa vigilância com grandes sites, coisa que a CDL e outros grupos tem feito, as vezes com duras criticas que poderiam ser melhor explicadas, mas mesmo assim criticas validas, pois afinal são essas pequenas correções que levam ao grande esquema das coisas.
É necessário que especialmente aqueles que apreciem o Omelete também cobrem dele uma postura coesa e também um certo respeito com seus fãs ou um dia o Omelete poderá ser lembrada como muitos sites e grupos do passado que hoje são parte da memoria dos “anciãos” da internet, espero que o site continue firme e forte, mas também que muitos sites surjam e cobrem deles por seus erros , porem que celebrem com eles seus acertos como a CCXP.
Espero que meu texto tenha feito algum sentido para você meu nobre internauta e fique com meu abraço, mas se lembre que o que faz um site ser famoso é você, sites que enchem de propaganda para ganhar uma grana (como e o caso do CDL), se acham os próximos pensadores da sua geração, entre outra coisas são coisas de ego maníacos, pessoas muitas vezes com graves problemas, essa nunca foi ou nem será a função de um site nerd ou da “cultura pop”, muitos sites são criados em busca do dinheiro ou reconhecimento, tentando preencher um vazio existencial.
Somente o publico pode ditar o que é bom ou ruim, essa responsabilidade cabe a cada um de nos, não devemos aceitar certas coisas, um site ou blog deve ser voltado a aquilo que se propões e não tentar nos empurrar goela abaixo dissonantes com a proposta do mesmo, se não gostar de algo critique, se insistirem deixem de acessar.
Todos os sites da cultura nerd foram feitos para que você se divirta e se informar, se um site não atende a essa simples proposta, pode ser um site de tudo menos um site nerd ou de “cultura pop” como diriam alguns.