A HQ Ônibus, de Caio Oliveira, artista piauiense e criador da página Cantinho do Caio, tem como lema garantir a risada dos grupos que habitam a nerdolândia. A edição especial da Skript conta com uma acidez indispensável para falar sobre temas da cultura pop até política.
Os primeiros quadros de Ônibus passam pelo cotidiano ridículo dos super-heróis. Aqui, é possível ver o Bátima sofrendo como o mimado que ele é, seja por bullying dos membros da Liga da Justiça ou ego mesmo. Mas não só o morcegoman mostra sua vida fútil por aqui, apesar de ser o foco de Caio. Uma página em especial é bem engraçada, mostrando o porque da preferência do Aquaman pela superfície, é genial!
Existe também um capítulo especial para Decenautas, seguido pelo Nerdola. Ambos são engraçadíssimos em cada detalhe. Eles mostram até onde vai o público geek de quadrinhos para defender o seu personagem preferido. Por vezes ironiza algumas atitudes de fãs, comportamentos e valores dos heróis, mas sempre com certo peso no espírito cômico. Caio pega em pontos que são muito reais, mesmo que alguns digam que não…
Os dois últimos capítulos de Ônibus são reservados à sátiras políticas e um misto de vários personagens da cultura pop, do Beetle Juice ao Capitão Planeta (Vai planeta!). O primeiro dentre eles lembra os últimos quatro anos de desgoverno e alguns discursos clássicos e surreais em forma de piada. Hoje é um alívio, mas o quadrinho é de 2021. Já no POP, Bisouro Suco se esconde dos Caça Fantasmas, enquanto Espartanos de 300 não conseguem enfrentar Asterix e Obelix. Na sequência, alguns quadros ganham extras e alguns extras ganham quadros.
As artes de Caio, até as mais simples, possuem muita qualidade no traço. O quadrinho passeia entre folhas coloridas e desenhos superdetalhados, e quadros em preto e cinza com desenhos mais esboçados. A HQ tem formato 19.8 x 20 x 0.8 cm e 96 páginas. O preço atual na Amazon está R$26.09, além de elegível para frete grátis se o usuário for Prime.
A Obra é muito divertida e rápida de ler, bastante apropriada para finais de semana tediosos. Também muito oportuna para dar de presente para o amigo que briga sobre quem é melhor, Marvel ou DC, assim como para o colega de empresa meritocrata que apertou 17 em 2018.