Connect with us

cinema

Os 10 Mandamentos não é cinema

Edi

Published

on

LOJA DC 4

Esperei a poeira baixar para escrever este artigo. Complicado o tema, não fizemos críticas ao filme e por incrível que pareça não houve cabine para críticos no filme. Mas acabei vendo o filme os Dez Mandamentos. Lembrando que não é bem um filme, mas sim uma versão de 2 horas de uma das novelas de maior sucesso da TV brasileira. Mas dizer que Os 10 Mandamentos é cinema, é escancarar de mais a porta do inferno.

Primeiro que, não devemos considerar os números, você pode se perguntar “porque?”, simples, maior parte da bilheteria foi obtida através de dinheiro da própria igreja, ou seja a Universal investiu pesado na compra de ingressos para que eles fossem doados aos fieis. O resultado não surtiu muito efeito, tendo em vista que muitas salas ficaram vazias. Dizer esta edição de 2 horas da novela foi a maior bilheteria da historia do cinema nacional, é um pouco complicado, tendo em vista que muitas sessões estavam vazias, mesmo diante de ingressos esgotados.

Uma jogada puramente comercial, podemos comprar esta “longa” de duas horas “tediosas” com a ideia de vender a historia dos Os 10 Mandamentos em livro, ora, já não existe a bíblia? Não estou falando de religião, não é o assunto aqui, mas da tela grande e desculpem, mas Os 10 Mandamentos não é cinema. Para se atuar em um filme, existem formas de preparação completamente diferentes, não é porque os atores foram ruins mas, as técnicas são diferentes para a atuação, ou seja a performance dos atores para um filme exibido no cinema estava sofrível, coisa facilmente desconsideradas em uma novela.

Logo penso que fica complicado atribuir a produção como a maior bilheteria do cinema nacional, o ponto positivo disso, até podemos dizer que seria o fato de levar cultura (pois não deixa de ser) a pessoas que não tem acesso ao cinema facilmente, muitas pessoas no Brasil nunca foram ao cinema, e isso é preocupante. Pena que os acertos da produção não foram dentro da sala de cinema mas unicamente fora dela.

Edi on FacebookEdi on InstagramEdi on Twitter
Edi
Produtor, escritor nas horas vagas, administrador, editor e fundador do site CDL.
Comments