Com intuito de aderir e divulgar aos nossos leitores o tema antirracismo, decidimos criar o evento Os Maiores Super Heróis Negros.
Já parou para contar quantos heróis negros você conhece? E quantos deles você conhece a história? Não sabe? Não tem problema, desenvolvemos umas listas dos grupos mais famosos da Marvel e DC Comics. A edição de hoje é da Liga da Justiça.
Ciborgue
Ciborgue, também conhecido como Victor Stone, era um jovem jogador de futebol americano. Em um certo dia, ao visitar seu pai, o cientista Silas, uma criatura surge de uma barreira interdimensional, assassinando a sua mãe e o deixa gravemente ferido. Em desespero, Silas decide reconstruir o corpo do filho com protótipos robóticos, o tornando assim o Ciborgue. Nos Novos 52, a energia da Caixa Materna é integrada também ao corpo de Victor.
O fato de acordar sendo metade máquina não agradou muito o Victor, o que fez com que a relação entre os dois fosse bastante conturbada. Em uma tentativa de se isolar da sociedade, Victor acabou conhecendo a Ravena e se juntou aos Jovens Titãs.
A primeira aparição do herói nos quadrinhos foi na DC Comics Presents #26 em 1978, na prévia da nova história dos Jovens Titãs. Em 2011, com a reformulação dos Novos 52, o Ciborgue apareceu como um dos personagens principais da Liga da Justiça, na HQ escrita por Geoff Johns e ilustrada por Jim Lee.
As habilidades do herói vão além da força, velocidade, resistência sobre-humanas, podendo manipular qualquer tecnologia, causar explosões sonoras e canhões de pulsos magnéticos, possui diversos tipos de armas e sistemas sensoriais bem ampliados. Não esquecendo da sua inteligência com QI de 170.
Atualmente, o Ciborgue continua na Liga da Justiça. O próximo lançamento contendo o herói será na Justice League Odyssey Vol. 3 (Liga da Justiça: Odisseia) no mês de Agosto. Pré venda no site da Amazon.
Lanterna Verde
John Stewart é um ex-militar e arquiteto, que foi selecionado pelos Guardiões do Universo como um substituto para portar o anel de Hal Jordan, depois que Guy Gardner (que seria o indicado anteriormente) sofre um acidente.
A primeira aparição aconteceu no quadrinho Lanterna Verde volume 2 #87 de 1972, criado por Dennis O’Neil e Neal Adams. Nesta HQ observamos a primeira missão do herói.
Em sua primeira missão, John e Hal não se deram muito bem. John foi designado a proteger um político racista candidato a presidência, o que o deixou relutante. Mais tarde, durante o discurso do politico, um homem sobe no palanque e atira nele. Os lanternas se dividem com Hal indo atrás do atirador e John vai para o estacionamento. Após se encontrarem novamente, Hal confronta furiosamente John por não cumprir o seu papel, porém o segundo Lanterna Verde revela que o acontecido era na verdade um chamariz para o verdadeiro assassinato, o de um policial. Coisa que John conseguiu prever e evitar, sendo digno de ser o portador do anel.
O anel lhe concede a capacidade de criar campo de energia e de força, criação de armas de fogo e qualquer coisa guiada pelo seu pensamento. Fora isso, também tem habilidades de combate corpo a corpo avançado (devido ao histórico militar) e grande liderança.
O herói fez grandes aparições em A Noite mais Densa, O Dia mais Claro e Injustiça Ano 2.
Vixen
Mari Jiwe McCabe foi a primeira grande heroína africana da DC Comics. Sua estreia estava marcada para uma série solo em 1978, criada por Curt Swan e Gerry Conway. Infelizmente, devido ao cancelamento do projeto, a heroína só veio a tona em 1981 no quadrinho Action Comics #521.
Mari era filha do Reverendo Richard Jiwe, um padre descendente do antigo curandeiro Tantu. Seu pai acabou sendo assassinado pelo seu meio-irmão, por se recusar a entregar o Tantu Totem, um artefato sobrenatural que dá, ao portador, os poderes de qualquer animal que desejar. Em uma das suas tentativas de retirar o Totem de seu tio, Mari se torna a Vixen.
Este Totem é repassado pela família Jiwe a gerações, pela lenda do guerreiro Tantu, que ao fazer o pacto com o Deus Anansi (um membro de uma raça alienígena) criou o artefato, se tornando o primeiro herói africano.
Como citado anteriormente, Vixen consegue invocar qualquer habilidade de qualquer animal, podendo ter desde a velocidade de um leopardo, como a força de um touro e até a regeneração de uma lagartixa.
As aparições da heroína aumentaram assim que Vixen foi aceita como membro da Liga da Justiça, após a mesma ser reorganizada pelo Aquaman. Mari também já atuou junto ao Esquadrão Suicida e a Aves de Rapina.
Menção Honrosa
Superman Terra II
Val-Zod é um jovem Kryptiniano sobrevivente da destruição de Krypton, no universo Terra 2. Não muito diferente do Superman que conhecemos, Val foi enviado para o planeta Terra pelos seus pai (Jor-El e Lara), porém sua nave foi interceptada por Terry Sloan, que o manteve encarcerado por alguns anos.
Sua primeira aparição foi no quadrinho Earth 2 (Terra 2) #19 em 2014, pelos criadores Tom Taylor e Nicola Scott. Nesse quadrinho, Val é libertado pelos heróis e sucede como o segundo Superman.
Seus poderes são os mesmos que já conhecemos, com a absorção de luz solar, visão de calor, super audição, visão raio X, vôo, super velocidade e força sobre-humana.
Atualmente, a última aparição de Val-Zod foi no quadrinho Justice League (Liga da Justiça) volume 4 #26 em 2019.
Se interessou pelos personagens? Comenta com a gente! Dia 9/06 teremos mais uma edição, porém será uma equipe da Marvel Comics. Será que consegue adivinhar qual?