Para encerrar o evento Os Maiores Super Heróis Negros, não podíamos deixar de fora, a equipe que não só protege a Terra, como também a vinga de qualquer ameaça que queira destruí-la, sendo eles Os Vingadores.
1 – Pantera Negra (T’challa)
T’challa, filho do rei T’Chaka, da nação africana de Wakanda, um local isolado, mas tecnologicamente avançado, que contem uma fonte do metal raro conhecido como Vibranium. O herói teve a sua primeira aparição em Quarteto Fantástico #52 de 1966, que contou com roteiro de Stan Lee e arte de Jack Kirby.
Infelizmente, durante uma cerimônia realizada na fronteira de Wakanda, T’Chaka foi abordado por Ulysses Klaw (Garra Sônica) que tentou obter os direitos de mineração do Vibranium. Com a recusa do rei diante da proposta, Kla juntamente com um grupo de mercenários ao seu lado, abriram fogo, ocasionando assim a morte de T’Chaka que protegeu T’Challa das garras do vilão. Após Zuri ter desarmado Klaw, T’Challa pegou a sua arma e mutilou a mão direita do invasor, forçando-o a recuar do local. Posterior à morte de T’Chaka, T’Challa passou por testes, que provaram o seu valor como guerreiro, o qual assumiu o manto do Pantera Negra, assim como o posto de rei, dando continuidade à tradição de seu povo.
Vale ressaltar que quando adolescente, T’Challa salvou uma jovem órfã de sequestradores, o qual era ninguém mais, ninguém menos que Ororo Munroe (Tempestade). Após alguns anos, o casal se reencontrou e compartilharam um romance por muito tempo, contudo, os deveres do herói como monarca impediram que eles mantivessem a relação.
Quanto a poderes e habilidade, o Rei de Wakanda não fica atrás de seus companheiros de grupo, uma vez que têm sentidos aguçados, força sobre-humana, velocidade acima do normal, resistência acima da média, além de forte regeneração, agilidade e reflexos.
Atualmente, o herói está presente nas novas edições de Os Vingadores, que se encontram a venda na Panini.
2 – Falcão (Sam Wilson)
Sam Wilson, filho de Paul Wilson, ministro que foi morto enquanto tentava parar uma briga entre duas gangues rivais, e de Darlene Wilson, que foi assassinada por um assaltante enquanto tentava proteger seus filhos; teve a sua primeira aparição nos quadrinho do Capitão América em 1969.
Apesar de dar o seu melhor para fazer a coisa certa, a dor e a raiva levaram Sam por um caminho criminoso, fazendo-o assumir o nome de “Snap” enquanto trabalhava para a máfia.
Após realizar uma missão, o avião em que Sam estava caiu em uma remota ilha do Caribe chamada Exílio, local onde o Caveira Vermelha e seus capangas estavam escondidos. Ao encontrá-lo, o vilão procurou usar Wilson como um peão para atacar o Capitão América, que também estava na ilha, usando assim o Cubo Cósmico para reverter ‘Snap’ em Sam, dando-lhe a capacidade de se comunicar telepaticamente com pássaros, especialmente um falcão que ele havia comprado chamado Asa Vermelha.
Felizmente, o plano do Caveira não funcionou, uma vez que o Capitão foi capaz de libertar Wilson das mãos do vilão, o qual juntos o derrotaram. Logo, Falcão tornou-se parceiro do Capitão por um longo tempo, até que muito tempo depois foi revelado que o personagem ‘Snap’ tinha sido uma construção do Caveira Vermelha para manipular o herói, que nunca tinha sido um criminoso.
Vale lembrar que Sam Wilson também recebeu o manto do Capitão América por um período, uma vez que Steve Rogers perdeu o soro do super soldado, envelhecendo. Em sua primeira missa como o novo Capitão América, Sam se viu confrontado por vários dos inimigos mais mortais de Steve, o qual Misty Knight o salvou, e revelou que Hydra havia se infiltrado em várias equipes críticas da comunidade de super-heróis.
Os poderes e habilidades de Wilson vão desde a capacidade de se comunicar telepaticamente com pássaros, assim como força elevada, condição física acima da média, além de ser mestre de artes marciais e especialista em acrobacias.
Longe dos Vingadores, Sam está usando novamente o manto de Falcão, nas novas edições de “Falcão & Soldado Invernal”, lançadas este ano e disponíveis para venda nas lojas dos EUA.
3 – Blade (Eric Brooks)
Eric Brooks nasceu no Soho em Londres, filho de Lucas Cross, o qual era membro da sociedade secreta da Ordem de Tyrana, e de Tara, teve a sua primeira aparição de 1973 na edição 72 de A Tumba do Drácula.
Há quem possa dizer que a vida de Brooks foi agitada antes mesmo de nascer, uma vez que Lucas precisou enviar a esposa Tara, grávida na época, para a Inglaterra antes de ser preso em Latveria. Na Inglaterra, Tara mudou seu nome para Vanessa Brooks e encontrou abrigo com a Madame Vanity, membro da Ordem de Tyrana.
Passando por complicações, Vanessa foi forçada a procurar assistência médica, encontrando assim o médico, Deacon Frost, que era um vampiro voraz, que se divertiu com a mulher quando deu à luz, aplicando uma série de enzimas que alteraram seu bebê, transformando-o em um ser manchado pelo “beijo de um vampiro”, em outras palavras, a criança se tornaria meio homem, meio vampiro.
Por infelicidade, Vanessa abandonou seu filho, Eric Brooks para ser criado no bordel da Madame Vanity. À medida que crescia nas ruas de Londres, Brooks encontrou o veterano caçado de vampiros, Jamal Afari, que o salvou de ser morto por vampiros.
Logo após Afari descobrir sobre a origem de Eric, ele decidiu levá-lo sob seus cuidados, tornando-se seu mentor e pai adotivo, ajudando-o assim a controlar seus poderes, assim como o ensinando sobre caçar, lutar e matar vampiros. Determinado a vingar sua mãe, Brooks se transformou em um caçador de vampiros como seu mentor, na sua adolescência, começando a se chamar Blade.
Sobre seus poderes, apesar de ser metade humano metade vampiro, Blade possui sentidos aguçados, velocidade e força sobre-humana, além de fator de cura regenerativa, vida prolonga (quase como imortal), imunidade às vulnerabilidades dos vampiros, sem contar às habilidades que são excepcionais em batalha.
Assim como o Pantera Negra, Blade também está presente nas novas edições de Os Vingadores, que se encontram a venda na Panini.
4 – Luke Cage (Carl Lucas)
Carl Lucas, nascido e crescido nas ruas de Nova York, no distrito do Harlem, é filho de Esther e James Lucas, um detetive aposentado da Polícia de Nova Iorque. A primeira aparição do herói foi em Luke Cage – Hero For Hire de 1972.
Lucas passou sua juventude causando problemas nas ruas com seus dois amigos Willis Stryker e Reva Connors. Entre idas e vindas de casas juvenis durante a adolescência, ele percebeu como suas ações estavam prejudicando sua família, logo decidiu mudar para melhor. Enquanto isso, Stryker cresceu no mundo do crime, os quais apesar disso Carl e Stryker mantiveram a amizade.
Eventualmente, a amizade entre Carl e Striker não durou muito, devido a problemas de cunho emocional envolvendo Rena, o qual fizeram Stryker plantar heroína roubada da organização de Cottonmouth na casa de Lucas, avisando a polícia, que o levaram preso, condenando-o à prisão.
Na prisão, Lucas se envolveu em brigas e tentativas de fuga, que o fizeram ser transferido para a prisão Seagate, uma das instalações mais difíceis da costa da Geórgia. Lá, ele conheceu o médico Noah Burstein, que o recrutou como voluntário, para um trabalho secreto de regeneração celular experimental baseado em uma variante do processo do super soldado.
Noah imergiu Lucas no “Sistema Eletro-Bioquímico”, que continha um campo elétrico conduzido por um composto químico orgânico. Ao deixar o equipamento sem vigilância, ocorreu uma adulteração dos controles, na esperança de matar Lucas. Todavia, o tratamento foi acelerado, fortificando as células de seu corpo, dando-lhe força e durabilidade sobre-humanas, os quais foram usados para proporcionar a fuga de Carl, assim como seu retorno a Harlem.
Carl Lucas, vulgo Luke Cage, participou de grupos como Defensores, Heróis de Aluguel, Novos Vingadores e Vingadores, sendo que na atualidade, não se há notícia de participação fixa do herói em algum grupo.