*Crítica escrita por Letícia Borovina*
O oitavo episódio da saga Star Wars aposta no desequilíbrio da força e em atuações de tirar o fôlego.
Em 1977 estreava nos Estados Unidos Star Wars, filme do jovem e visionário diretor George Lucas. Quem diria que trinta anos depois a saga, que se tornou uma das maiores da atualidade, ainda impressionaria os fãs oldschool e conquistaria toda uma nova geração de admiradores?
No oitavo episódio, Os Últimos Jedi, fica mais do que comprovado que a fórmula ainda funciona e que o universo dos Skywalkers está mais vivo do que nunca.
Todo um clima de nostalgia é instaurado a partir do primeiro momento que vemos Luke Skywalker (Mark Hamill) na telona. Mark volta ao personagem icônico para mostrar um homem cansado, que desistiu do poder da força e escolheu a solidão. Mas, ao decorrer do filme, vemos um Skywalker mais forte e impetuoso do que nunca, um verdadeiro mestre jedi. Essa é certamente a melhor atuação de Hamill nos cinemas.
O filme aposta e ganha grande quando decide posicionar como conflito principal da trama o desequilíbrio da força, com os jovens Kylo Ren (Adam Driver) e Rey (Daidy Ridley) como os protagonistas e representantes do lado sombrio e da luz, respectivamente. A conexão entre os dois personagens é bem explorada no filme e culmina em uma batalha épica e dramática, em um salão vermelho da Primeira Ordem.
Spoilers à parte, vale mencionar que essa não é a melhor batalha do oitavo episódio, mas é certamente uma da qual se lembrar.
Como todo bom fan service, Os Últimos Jedi conta com uma ótima pitada de nostalgia, ao fazer referências a personagens e fatos dos filmes anteriores da saga. Há também muitos momentos de alívio cômico, com gags e piadas que com certeza serão replicadas pelos fãs.
É um filme forte, que mostra que a nova trilogia está em ótimas mãos – sendo liderado pela Lucasfilm com parceira da Disney – e que o futuro da saga será incrível, assim como seu passado. Que a força esteja conosco, e que venha o novo episódio!
Os Ultimos Jedi estreia nesta quinta, 14/12, em todos os cinemas do Brasil! Veja o trailer e entre no clima