O Conselho de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se reuniu na manhã de sexta-feira para discutir as consequências para o ator Will Smith após seu tapa do apresentador Chris Rock durante a transmissão do 94º Oscar, e votou para banir Smith de todos os eventos da Academia, incluindo o Oscar por 10 anos. (Via Variety).
Aqui está a declaração da Academia:
“O 94º Oscar foi feito para ser uma celebração dos muitos indivíduos da nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado; no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco.
Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação na sala. Por isso, sentimos muito. Esta foi uma oportunidade para nós darmos um exemplo para nossos convidados, telespectadores e nossa família da Academia em todo o mundo, e ficamos aquém – despreparados para o ator sem precedentes.
Hoje, o Conselho de Governadores convocou uma reunião para discutir a melhor forma de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia. O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não se limitando ao Oscar.
Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter sua compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão.
Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados, e restaurar a confiança na Academia. Também esperamos que isso possa começar um momento de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados.”
A Academia iniciou um processo disciplinar oficial em 30 de março e originalmente marcou uma reunião do conselho para 18 de abril para tomar quaisquer ações disciplinares. No entanto, à luz da renúncia de Smith à Academia em 1º de abril, o presidente da Academia David Rubin mudou a reunião para esta sexta-feira.
Will Smith agrediu Rock depois que o comediante fez uma piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith. Pinkett Smith falou publicamente sobre suas lutas com a queda de cabelo devido à alopecia. Smith se desculpou com Rock em um post no Instagram no dia seguinte ao incidente.