A PerifaCon, a primeira “comic con das favelas”, anuncia o festival PerifaCon, Brotando nas Redes. O evento promoverá três dias de programação nerd, geek e pop inteiramente gratuita e aberta ao público nas redes sociais.
Em formato gravado e ‘live’, o evento reunirá painéis temáticos, ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores, e um concurso de cosplay dedicado à comunidade negra, no qual os participantes devem se fantasiar e interpretar personagens da cultura pop.
O concurso acontecerá durante os três dias e terá a premiação de mil reais para o cosplayer vencedor por voto popular no site do evento.
“Cosplay é um entretenimento garantido em qualquer comic con, não podia faltar no ‘Brotando’. Este concurso tem ainda o objetivo de promover, valorizar e fortalecer a identidade e as manifestações de pessoas periféricas, negras e LGBTQI+ no universo do entretenimento nerd, geek e pop”, diz Gabrielly Oliveira, socióloga e uma das criadoras da PerifaCon.
O evento tem realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e acontece por meio da Lei Aldir Blanc.
A PerifaCon é uma marca e produtora cujo objetivo é a promoção e o desenvolvimento de cultura e entretenimento no segmento nerd, geek e pop nas periferias e favelas, além de dar visibilidade aos artistas por meio da organização, promoção e divulgação de eventos nas áreas artística e culturais, realização de produções audiovisuais e produção de cursos.