Seu único código é: fazer seu trabalho, no qual foi contratado, sem o mínimo de falhas, afinal, você não está sendo pago para gastar balas.
Estou falando dele mesmo, o assassino de aluguel e exímio atirador que carrega uma personalidade forte e certamente, nunca perde. Deadshot, mais conhecido no Brasil como Pistoleiro, é o codinome de Floyd Lawton, um assassino de aluguel criado por Bob Kane, David Vern Reed e Lew Schwartz, tendo sua primeira aparição na edição 59 da primeira série em quadrinhos do Batman.
Moldado, inicialmente para se tornar um vigilante no Universo DC Comics, o Pistoleiro é contratado pelos vilões como crimefighter para matar seus inimigos. Seu primeiro surgimento foi na grande e caótica Gotham City, onde se tornou inimigo do Batman após querer matá-lo e tomar seu posto de Cavaleiro das Trevas. Sem êxito, o novo agente das armas decidiu virar um chefão do crime no submundo da cidade, mas seu plano foi descoberto pelo Comissário Gordon que o prendeu, sendo prontamente encaminhado para Belle Reve.
Desde jovem, a vida do Pistoleiro fora muito conturbada e repleta de fatos trágicos que até mesmo nós ficaríamos traumatizados. Floyd Lawton, quando criança, idolatrava ardentemente seu irmão, até que o viu ser convencido por sua mãe a matar seu pai. Tentando livrar seu irmão mais velho de ser um assassino, na hora do ato, Floyd subiu no galho de uma árvore com o rifle, a mira pronta para acertar a arma do irmão para desarmá-lo, no entanto a madeira em que estava se partiu, acabando por atirar na cabeça de seu irmão, matando o ídolo que amava e deixando viver o pai que odiava.
Floyd foi um dos recrutados por Amanda Waller para se tornar o líder e um dos membros do grupo assassino Esquadrão Suicida, e foi exatamente numa das missões do pelotão que seu filho foi raptado e estuprado por um pedófilo, que mais para frente seria morto pelo vilão. Uma outra curiosidade é que ele apenas aceitou entrar para a trupe por querer morrer de uma forma extraordinária e… espera um pouquinho… Épica! Afinal, sua ideia não é cometer suicídio, embora ache que sua vida não valha a pena ser vivida (como uma grande alma shakespeariana pensaria), por isso ele não se importa se vai morrer durante as missões.
Acompanhe o nosso especial do Esquadrão Suicida com o artigo Amanda Waller – Parte 1.
No decorrer dos anos, seu desejo de morte acaba por ser extinguido após a descoberta de que ele tem uma filha chamada Zoe, que vive em Star City, o que também o torna um grande vilão para o Arqueiro Verde. O Pistoleiro também se envolveu com um grupo de mercenários conhecido como Sexteto Secreto, reunidos por Lex Luthor, carregando o codinome Mockingbird. Nesse meio tempo, mesmo relutante, ele cria vínculos com alguns membros da equipe como Catman – numa rivalidade competitiva – e Banshee Jeannette, no qual teve um envolvimento amoroso.
Por trás de um corpo humano, também existe habilidades completamente fodendas como:
Ser um especialista em pontos de pressão vulneráveis do corpo humano, ter um excepcional condicionamento físico, ser mestre em espionagem e combate corpo a corpo.
Claro que não ia esquecer de seus tesouros principais:
Inicialmente, o Pistoleiro detém a habilidade de lidar com qualquer tipo de armas, como as brancas (facas, espadas, canivetes) ou de fogo (revólver, espingarda, metralhadora etc). Seu grande apresso, porém, é um fuzil de precisão. Após seu olho direito ter sido danificado e no lugar usar um aparelho biônico, sua mira melhorou de uma forma extraordinária. Deadshot utiliza um terno reforçado que pode suportar grandes explosões, tiros a queima roupa e choques elétricos. Seu capacete consegue resistir a diversos ataques físicos, a tela tem visão noturna, infravermelho, binóculos e anemómetro térmico, além de conter um sensor sonoro capaz de ouvir mínimos barulhos. O gran finale, e mais almejado pelos fãs, são as armas de pulso, onde ele carrega um par de rifles compactos e silenciosos com barris intercambiáveis, permitindo recarregar a arma com precisão, seus disparos podem penetrar matérias resistentes devido aos projéteis atirados com rapidez.
No arsenal que carrega em seu corpo, também podemos incluir granadas, rifles e pistolas automáticas.
Devido as muitas aparições desse personagem lindo da mamãe, separei apenas algumas séries de televisão, um jogo e filme em que ele apareceu (não me julguem por ele ser tão bom e eu não conseguir acompanhar seu ritmo!).
O Pistoleiro apareceu na série animada da Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites, fez uma breve aparição no jogo Batman: Arkham City como “Character Bio” e é um dos personagens principais no filme animado de 2014, Batman: Assalto ao Arkham. Seu papel nas telas foi vivido pela primeira vez por Bradley Stryker, numa aparição notável no segundo episódio da 10ª Temporada de Smallville, denominado “Shield”, juntamente com o Esquadrão Suicida com o intuito de caçar os integrantes da Liga da Justiça. Ele também apareceu em Arrow com a interpretação de Michael Rowe, que logo foi ofuscado por Will Smith, que interpretará o assassino no filme Esquadrão Suicida, que estreia neste ano.
Revisado por Bruna Vieira.