Talvez o maior ataque hacker da indústria dos games tenha acontecido ontem, quando dados sigilosos de Pokémon foram vazados online, no que pode ser um dos maiores vazamentos da história da indústria.
A fabricante de Pokémon Game Freak sofre um golpe com vazamentos de dados sigilosos de funcionários, informações sobre jogos anteriores sequências futuras de jogos e animes no que foram dados roubados por hackers do desenvolvedor no que está sendo conhecido como Teraleak. Entre as informações vazadas até mesmo constam designs de personagens novos não utilizados e até o codinome do Switch 2 da Nintendo.
As informações sobre o vazamento foram divulgadas neste último fim de semana (12 de outubro). Jornalistas e especialistas da indústria de jogos começaram a examinar o vazamento mais detalhadamente e descobriram, entre outras coisas, o codinome do Switch 2, “Ounce”, que está associado aos jogos Pokémon da 10ª geração, supostamente chamados “Gaia”. Pokémon Legends: Z-A, o próximo jogo oficialmente anunciado da franquia, está previsto para ser lançado em 2025, embora haja relatos de que os vazamentos indicavam um lançamento originalmente planejado ainda este ano de 2024, que foi posteriormente adiado.
Os materiais hackeados também parecem fazer referência a um projeto denominado “Synapse“, que aparenta ser outro jogo spin-off ainda não anunciado. As informações vazadas também incluem uma suposta nova série de anime e spin-offs de live-action de Pokémon, incluindo detalhes do roteiro do filme Detetive Pikachu e também um novo filme chamado de Game Boy.
Informações do código fonte dos jogos DS Pokémon HeartGold, Soulsilver, Black 2 e White 2 também foram vazados online.
A empresa se manifestou sobre o vazamento:
“A Game Freak Inc. descobriu que informações pessoais dos funcionários da Empresa e de outros foram vazadas em relação ao acesso não autorizado por terceiros aos servidores da Empresa em agosto de 2024. Gostaríamos de expressar nossas mais sinceras desculpas a todos os envolvidos pela inconveniência e preocupação que isso causou, pedimos sinceras desculpas a todos os envolvidos por qualquer inconveniente e preocupação que isso possa ter causado“
O comunicado apenas foca nos dados vazados dos funcionários, mas não entra em detalhes nas outras informações referentes a jogos, animes e etc… O que podemos assumir serem dados verdadeiros pois a empresa nos os nega.