A série Obi-Wan Kenobi trouxe dois confrontos diretos entre Darth Vader e seu antigo mestre Obi-Wan, porém na última batalha o jedi se mostra superior, mas não dar fim a Vader, afinal tem alguma explicação pra isso?
Você pode dizer que “obvio que ele não iria matar, pois ambos estão na trilogia inicial de Star Wars” mas existe uma explicação melhor para isso, e mais completa dada pelo site ComicBook. Na verdade, o mestre Obi-Wan entendeu que a morte, a guerra e a destruição não é um bom jeito de um Jedi lidar com a vida.
A única protagonista cujo destino foi incerto ao longo dos seis episódios da série foi Reva (Moses Ingram). Como Kenobi (Ewan McGregor) e Darth Vader (Hayden Christensen) não poderiam ser mortos na série, muitos se perguntaram como seria o confronto final. Felizmente, tudo se encaixou muito bem, mas se você ainda está confuso sobre por que o Jedi deixaria Vader viver no contexto da história, vamos explicar abaixo.
Vader e Obi-Wan têm uma batalha épica de sabres ao longo do episódio, mas o mestre Jedi sai vitorioso quando dá um duro golpe no capacete de Vader. Obi-Wan diz em lágrimas: “Sinto muito, Anakin. Por tudo isso”, e Vader responde: “Eu não sou seu fracasso, Obi-Wan. Você não matou Anakin Skywalker. Eu matei.” Vader então ameaça Obi-Wan ainda mais, mas o Jedi finalmente percebe que seu amigo realmente se foi e vai embora.
Apesar do fato de Obi-Wan ter aceitado que Anakin se foi, matar não é o jeito Jedi. Se você pensar em Star Wars: A Vingança dos Sith, Anakin mata o Conde Dookan (Christopher Lee) a mando de Palpatine (Ian McDiarmid), mas não antes de argumentar que ele deveria ser julgado.
Mais tarde, Mace Windu (Samuel L. Jackson) tenta matar Palpatine, e Anakin usa o mesmo argumento, mas Mace tenta matar o Lorde Sith de qualquer maneira, e é aí que as coisas pioram para todos os Jedi.
Obi-Wan escolhe a misericórdia com Vader como meio de trazer paz a si mesmo. Ele já achava que havia matado Anakin uma vez após a batalha em Mustafar, e os próximos dez anos foram bastante sombrios para os Jedi. Na verdade, dando a misericordia a Vader que ele finalmente viu o fantasma da Força de seu antigo mestre, Qui-Gon Jinn (Liam Neeson), que diz: “Eu sempre estive aqui Obi-Wan. Você simplesmente não estava pronto.”
Afastar-se de Vader também reflete a história de Reva, que procura o jovem Luke Skywalker (Grant Feely) no episódio com a esperança de se vingar de Vader por matar seus amigos jovens no Templo Jedi todos esses anos atrás. Ela acaba poupando Luke e o devolve para sua família.