Connect with us

Colunistas

Por que os filmes da Marvel são tão esquecíveis?

Vitória Trindade

Published

on

LOJA DC 4

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor

Com mais de 10 filmes em seu universo compartilhado, era de se esperar um pouco mais da Marvel. Não, não estamos falando de bilheteria, estamos falando de ousadia.

Um universo que teve um excelente início. Na verdade teve um início tão bom que até hoje, 8 anos depois, continua utilizando a mesma fórmula para continuar tendo bons resultados. A princípio isso funciona. Os filmes da Marvel de fato vão bem nas bilheterias, que é o que realmente importa para o estúdio, porém onde se está o “algo a mais”?

“Não é a fórmula em si que está em discussão, é a falta

de aperfeiçoamento da mesma”

Os filmes da Marvel não abordam nenhum assunto ou fator mais sério, nem remotamente filosófico. E Capitão América: Guerra Civil, era justamente o filme no qual o fator filosófico deveria se encaixar. Esperava-se algo mais ousado do filme, algo que realmente deixasse o público se perguntando qual seria o lado correto, como até hoje é discutido em relação aos quadrinhos. Mas então, a ótima e elaborada trama das HQ’s foi deixada de lado para implementar aquilo que vem dando tão certo: piada, porradaria e resolução.

Isso é bom? É. E é bem divertido, mas espera-se da Marvel algo além de “divertido” nesta fase. Apenas divertido não gera discussão, muito menos acrescenta algo ao espectador.

Captain-America-The-Winter-Soldier-Poster-Bucky-Barnes-Textless

Como resultado, os filmes da Marvel vem gerando cada vez menos bilheteria:

  • Os Vingadores – US $ 1 519 557 910
  • Vingadores: Era de Ultron –  US $ 1 405 413 868
  • Homem de Ferro 3 –  US $ 1 215 439 994
  • Capitão América Guerra Civil – 1 152 739 801

Isso apenas pegando o resultado dos filmes de maior chance de bilheteria, como filmes de grupos e especificamente do Homem de Ferro, no geral mesmo os filmes da Marvel tem uma receita parecida com os da DC, como por exemplo, Man of Steel que foi lançado no mesmo ano de Homem de Ferro 3, arrecadando cerca de 670 milhões de dólares. Podemos fazer um paralelo com Capitão America: O Soldado Invernal, que arrecadou cerca de 700 milhões, e no fim é considerado por muitos o melhor filme da Marvel. Mas vamos analisar: Man of Steel fez 670 milhões de dólares, um filme que não era uma sequência, mas um início, maltratado pelas críticas, mesmo assim chegou perto do valor do filme mais elogiado da Marvel até hoje, sendo que é uma sequência de um herói já consolidado.

Porém, o pior em minha opinião, é que os filmes da Marvel não são mais tão comentados após suas estreias. E no caso específico de Guerra Civil, o longa não se levou a sério e sequer gerou qualquer intriga que não fosse relacionada a questionar a qualidade do filme ou comparar com os demais longas.

Em suma, pode-se resumir que a Marvel não tem sido ambiciosa o bastante, veja o caso de Batman vs Superman, por exemplo. Mesmo com a criticadíssima cena “Martha”, o longa gerou muito mais comoção do que Guerra Civil, justamente por ser ambicioso e ter tocado em questões políticas e pessoais.

Revisado por: Bruna Vieira.

Vitória Trindade
Estudante, escritora e colunista do CDL.
Maníaca por livros, séries, filmes e HQ's, agora está se aventurando nos mangás e animes.
Hater nas horas vagas.
Comments