Connect with us

Colunistas

Porque a nova a categoria para filmes populares no Oscar é um desserviço

Edi

Published

on

LOJA DC 4

Ontem foi divulgado que o Oscar terá uma nova categoria, a chamada premiação de filmes populares.

Olhando por um lado, é totalmente compreensível esta ideia, tendo em vista que a audiência da cerimonia esta caindo a tempo e a deste ano teve uma queda de 19% em relação a anterior, tudo isso para manter fãs de grandes franquias como as da Marvel ainda mais entusiasmados para a cerimonia.

Contudo, isso pode acomodar grandemente os produtores e diretores dentro de filmes que não mereciam estar lá em nenhuma hipótese. Por exemplo, o que define um filme como popular, sua bilheteria? Ou seu buzz? Se for um Buzz podemos então colocar o filme Sharknado nesta categoria. Se for bilheteria, então Star Wars sempre estaria concorrendo, mas qual o valor de bilheteria? Por exemplo, filmes como Guardiões da Galaxia que não chegam a 1B mas é uma franquia popular estaria concorrendo? Qual o valor minimo para bilheteria? Logan por exemplo não teve uma bilheteria exorbitante mas o filme é popular, sendo assim aonde ele iria se encaixar, pelo Buzz ou pela bilheteria?

A academia não deveria se submeter a isso. Um exemplo Heath Ledger não precisou desta categoria para ganhar seu Oscar, nem mesmo Esquadrão Suicida precisou disso para ganhar seu Oscar de melhor maquiagem. A academia precisa oxigenar seus membros votantes para que outros tipos de filmes como o de herois sejam mais considerados na premiação. Mas se a DC nunca precisou disso para ganhar seus Oscars porque a Marvel iria precisar?

Não foi apenas por isso que esta categoria foi feita, mas filmes como Guerra Infinita não deveria ganhar um Oscar por ser unicamente popular, mas pela competência que a direção e a produção tiveram durante o tratamento do filme. Querer tornar o Oscar mais relevante merece realmente um esforço, mas não precisa colocar esta premiação em critérios abaixo do minimo necessário para isso.

LOJA DC 4
Comments