Connect with us

Colunistas

Porque você deve ver um filme independente da crítica

Edi

Published

on

LOJA DC 4

Eu escrevo criticas no Cabana do Leitor desde o seu nascimento há cerca de cinco anos, e depois de Batman vs Superman se criou uma falsa ideia de que críticos odeiam cinema baseado em historias em quadrinhos, na verdade acredito que eles não gostam que um filme que seja derivado de quadrinhos tenha uma identidade visual própria e não mais do mesmo, mas não vamos falar disso hoje.

Porque você deve ver um filme mesmo que a critica dele seja negativa? É simples, a arte afeta as pessoas de forma diferente, um exemplo disso, durante a exibição do filme Logan, um colega que é o dono de um dos maiores sites de cultura pop do Brasil esteva perto de mim, durante uma breve conversa ele disse “Olha, eu chorei vendo Logan em São Paulo e vim ver no Rio para chorar novamente”, não deu outra, o rapaz viu o filme e chorou como uma criança se despedindo de um amigo. Eu amei o filme, mas não chorei vendo Logan, que nota dei a Logan? Se a crítica escrita fosse minha eu daria 10, mas apenas fiz a critica em vídeo, sem nota. Mas ele chorou vendo o filme, eu não, o filme me tocou de forma diferente.

Toda arte pode ser interpretada de formas diferentes. Neste exemplo que dei, o próprio Borgo do Omelete não foi tão tocado por Logan, eu fui, o filme é 10, mas não fui tocado a ponto de chorar. Nerd Rabugento e uma amiga minha do meu antigo trabalho gostaram de Esquadrão Suicida, e ela adorou o Coringa do filme (quem diria…) Ou seja, você pode ver o filme e amar, e não se sinta triste porque gostou de um filme que todo mundo odiou. Talvez você seja mais critica do que os próprios críticos, afinal é bem mais fácil enxergar defeitos do que ver as qualidades.

Esse ano teremos Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Thor: Ragnarok, Liga da Justiça e semana que vem Mulher-Maravilha, independente da nossa nota, o que vale não é a opinião e felicidade dos críticos dentro da sala de cinema, mas a sua.

Comments