Connect with us

Colunistas

Porque você odeia o filtro escuro do Zack Snyder

Edi

Published

on

LOJA DC 4

Não é raridade as pessoas sempre falarem sobre o famoso filtro cinza ou escuro que Zack Snyder utiliza em seus filmes. Críticos e algumas pessoas em redes sociais sempre questionam isso e sem falar de alguns fãs que simplesmente dizem não gostar nada dos pensamentos do Snyder em relação aos filmes colocados no Universo DC.

VOU PEDIR ENCARECIDAMENTE QUE VOCÊ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Já falamos aqui PORQUE OS CRITICOS ODEIAM ZACK SNYDER, SOBRE BATMAN VS SUPERMAN e alguns outros assuntos…Mas hoje será o filtro.

Afinal, realmente isso é um ponto negativo contra os filmes do Zack Snyder? Será que a Warner não tem direito de usar o Sol em seus filmes? A gente já começa pelo fato de que Batman vs Superman: A Origem da Justiça começa com uma cena no deserto, um dia totalmente ensolarado, vamos pegar um paralelo com um filme da Marvel, Doutor Estranho, praticamente todas as cenas do Doutor são em filtro mais escuro, até mesmo a cena de perseguição são feitos em um ambiente denso. Vingadores: A Era de Ultron também compartilha do mesmo filtro em praticamente todas as cenas. Basicamente tento me lembrar aqui de algum filme da Marvel que seja totalmente ensolarado.

Se a DC não tem direito de usar o sol nos seus filmes, a Marvel não utiliza ele nas séries também… Mas por que tal atitude só é cobrada de Zack Snyder? Afinal, o que faz o diretor ser o alvo numero 1? Inclusive o mesmo já foi vaiado por fãs na San Diego Comic Con no ano passado, para depois receber pedidos de desculpa pelo Twitter quando saiu a versão estendida de Batman vs Superman: A Origem da Justiça. “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade“, Joseph Goebbels, se eu tenho uma pagina e fico propagando uma mentira (uma pagina que tenha até determinada influencia, como a Heróis da TV entre outras por ai…) para a massa e até mesmo para o público de nicho, isso será tomado como verdade por boa parte das pessoas. Quando pego historias como JUSTIÇA, Batman Silencio e etc… Elas retratam um ambiente hostil, e muitas vezes sombrio, mas o sol é componente importante para quem quer criticar por criticar.

Historias em quadrinhos que eu cresci lendo, são historias de personagens atormentados, não divertidos e que vivem com um peso, uma dor que jamais será tirada dos mesmos, estes ambientes que refletem estas historias nos quadrinhos quase sempre estão carregadas de muita dor e sofrimento. Um dos grandes arcos da DC como Entre a Foice e o Martelo, INJUSTICE, Crises nas Infinitas Terras (que trata de uma historia sombria) contam uma historia aonde a dor e o medo imperam, logicamente o sol não é a melhor forma de retratar estes momentos.

Se chega uma pessoa com aparente notável saber sobre o assunto, claramente, o público leigo se deixa levar, não estou dizendo que o filtro utilizado por Snyder seja a melhor coisa do mundo, ou que quero mais filmes assim, apenas dizendo que é uma condição da historia, sem falar que em comunidades brasileiras este filtro é questionado porque vivemos em um país tropical, já os lugares aonde estes filmes são feitos (EUA e muitas vezes na Europa) o tempo é muito mais nublado, chuvoso e frio que aqui. Já um filme brasileiro amado por muitos mas que utiliza de um filtro mais escuro é venerado até hoje, TROPA DE ELITE.

Deixe nos comentários o que você acha do assunto.

Edi on FacebookEdi on InstagramEdi on Twitter
Edi
Produtor, escritor nas horas vagas, administrador, editor e fundador do site CDL.
Comments