Connect with us

Colunistas

Precisamos de mais HQs do Superman e menos filmes do Christopher Reeve

Edi

Published

on

LOJA DC 4

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.

Antes de mais nada, vale dizer que eu, como muitos outros, amamos os filme do Superman do Christopher Reeve, mas aí é que esta o problema, muita gente ama o personagem do cinema e meio que ignora um Superman de várias versões diferentes nas HQs ao longo dos anos. Podemos dizer que existe um culto a personalidade de Christopher Reeve, mas não um culto a personalidade dos personagem das HQs.

O mesmo Christopher Reeve que, ao matar o General Zod, sorri. Caso você discorde de mim, coloco o vídeo abaixo para você ter certeza:

Não estou dizendo que Reeve foi um Superman ruim, muito pelo contrário, ele é um exemplo a ser seguido e um ator fantástico, porém o tempo passa, a história e a humanidade mudam. E muita gente ainda para no tempo, acho incongruente uma pessoa ser a favor da inclusão de personagens LBGTs nas HQs (devido ao direito adquirido através de anos de luta), mas ser contra a mudança de personalidade dos personagens para se adequar aos novos tempos. Para falar a verdade, o Superman nem mudou, é uma das inúmeras versões que já tivemos nas HQs. Mas penso que, caso um Superman existisse, o que o governo e a mídia iriam pensar? Uma história ótima que podemos ver e não tem ETs, mas sim pessoas com poderes especiais, é X-Men. Podemos notar que as pessoas que vivem neste mundo são preconceituosas e na historia inclusive se sentiam ameaçadas com pessoas com poderes, mas Batman vs Superman: A Origem da Justiça mostra isso de maneira clara. Porém, grande parte das pessoas ignorou isso, talvez porque eu precise dizer algo bem claro aqui: INFELIZMENTE, CHRISTOPHER REEVE MORREU, AS PESSOAS MORREM. ACEITE ISSO AMIGO. JAMAIS TEREMOS UM SUPERMAN COMO ELE,  NEM DE PERTO. NÃO ADIANTA DIZER QUE O NOVO SUPERMAN NÃO TEM CARISMA, COMO EU DISSE, REEVE SERÁ ÚNICO E INSUBSTITUÍVEL, MAS UM ATOR NÃO PODE SER MAIOR QUE UM PERSONAGEM, NÃO É O MANTO QUE VESTE O ATOR, É O ATOR QUE VESTE O MANTO. 

Dizem que Superman representa a esperança de quando tudo está perdido, porém o Homem é de Aço, mas seu cérebro ainda tem sentimentos, principalmente a dor da perda de pessoas importantes em sua vida. Zack Snyder resolveu dar ao Superman ingredientes humanos, pois ele não é melhor que nós, é um forasteiro, uma pessoa que não se encontra, mesmo que ele tente ajudar as pessoas, ele não consegue pensar em ninguém que pode ajudá-lo, me lembro da cena do filme Superman: O Retorno, confira abaixo.

Ele não é da terra, nada podemos fazer por ele, médicos tentam ajudá-lo e nada pode acontecer. Felizmente o censo e a ideia de termos um Alien que não seria bem-vindo a terra por algumas pessoas, foi prestigiado no filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça (queria deixar bem claro isso). Pense na capacidade de ajudar muitas pessoas, mas ninguém é apto para ajudar você, pois você não se sente igual a essas pessoas. Pense no seu primeiro dia de aula, ou entrando no meio de uma turma onde não se sente do meio, mas mesmo assim, isso dura pouco tempo não é? Imagine uma criança com deficiência que, infelizmente, devido ao meio que vivemos, passará pelos piores tipos de preconceito, um simples olhar machuca, penso do mesmo jeito no Superman, que tenta ser guerreiro o tempo todo e tenta sobreviver em meio ao preconceito. Pensamos em um Superman que todos amam, mas esquecemos que o mundo em que vivemos não é assim, ele é desonesto, sorrateiro e maligno.

Participe do nosso grupo Preparo Nerd.

Superman tem muito de Jesus Cristo, não é mesmo? Penso que, se Jesus viesse retornasse á terra, seria crucificado novamente. Superman se sente sozinho, e mesmo assim é transmissor de esperança, porém falta alguém para lhe dar apoio, este é o Super que seria o mais próximo da realidade. Como diz o General Zod: “Eu poderia ter construído uma nova Kripton sobre essa imundice”. Era um prelúdio, pois as pessoas pensam em um Superman sorridente, mas cada personagem tem seu tempo. Reeve foi um bonito Superman, mas para o tempo dele, um Superman muito mais patriota do que o Superman do Cavil, mas óbvio, pois a Guerra Fria estava no auge, e você acha que este Superman deveria ser como? Frio e triste? Quem fala de Superman de Reeve precisa estudar melhor a história e o que o cinema estava passando na época.

No fim, quem fala do Superman confiante e alegre do grande ator Christopher Reeve, logo desconhece a história, nos cinemas e principalmente, nas HQs, ou procura ignorar elas. Precisamos pensar no seguinte: quantas pessoas nós conhecemos que passam esperança as outras, porém muitas vezes estas pessoas estão muito tristes por dentro? Este herói é contemporâneo e pós-guerra fria, este é o Superman do Henry Cavill.  

“Eles perseguirão você, eles fraquejarão, eles cairão, mas eventualmente, eles estarão com você ao sol, eventualmente você os ajudará a fazer maravilhas.”

Revisado por: Bruna Vieira.

Comments