O Prêmio Sesc de Literatura revelou nesta segunda-feira (17) os dois vencedores da edição 2019: Felipe Holloway e João Gabriel Paulsen. Eles conquistaram o primeiro lugar nas categorias Romance e Conto respectivamente com os livros “O Legado da nossa miséria” e “O Doce Amargo”. Como nos anos anteriores, os dois vão estar presentes na Feira Literária de Paraty, a Flip, que acontece de 10 até 14 de julho. Ambos terão seus livros publicados pela editora Record.
A 16ª Edição bateu recorde de inscrição com 1969 trabalhos enviados, sendo 1043 Romances e 926 livros de Contos. Este ano, a mesa julgadora contou com duas comissões formadas por escritores e críticos literários como Ana Miranda, Tércia Montenegro, Verônica Stigger e Júlian Fúks.
Felipe Holloway, 30, mora em Cuiabá e é professor de Língua Portuguesa na rede estadual. Para ele, ganhar o prêmio foi como uma emancipação do seu trabalho, um indicativo de que está no caminho certo.
“Ser contemplado com esse prêmio é maravilhoso e funciona como um aval de que podemos e devemos seguir escrevendo. Primeiro porque a insegurança que sempre nutri em relação à qualidade e à legitimidade de meus próprios escritos ganha um contraponto significativo” disse Felipe.
O Legado da nossa miséria, que venceu na categoria Romance, conta a história de um crítico literário que conhece um famoso escritor cuja obra ele sempre admirou. O livro, aos poucos, desenvolve um caráter thriller e discute sobre a obra de arte ser um fator de redenção para vidas deploráveis.
Já na categoria Contos, o vencedor foi João Gabriel, 19, que reside até hoje na cidade natal, Juiz de Fora (MG). O estudante de filosofia comemorou a vitória com entusiasmo.
“A sensação é indescritível. Receber uma confirmação dessas – de que você produz literatura de qualidade – é fenomenal”
O Doce Amargo é uma coletânea composta por nove contos que tratam das tensões geracionais e os conflitos ocasionados pelos ritos de passagem.
O Prêmio Sesc de Literatura, desde 2013, vem abrindo as portas do mercado editorial através de inscrição online para iniciantes no universo literário; nomes que muitas vezes não conseguem chegar aos leitores pelo método tradicional. Dessa forma, eles encontram nesta oportunidade uma maneira de serem lidos e conhecidos pelo público.