Death Parade, anime de 2015 que estava no meu radar há algum tempo e considerando a situação atual de quarentena resolvi aproveitar alguns minutos do dia para experimentá-lo.
Comentando um pouco sobre o que é Death Parade, é relevante dizer que se trata de uma produção Madhouse, conhecida pela imensa qualidade nos seus projetos, e dirigido por Yuzuru Tachikawa (Diretor também de Kill la Kill e Mob Psycho 100). Death Parade é curto, apenas 12 episódios de aproximadamente 23 minutos, inspirados no filme curta metragem “Death Billiards“, parte do Young Animator Training Project’s Anime Mirai 2013.
O anime começa de forma misteriosa: Takachi e Machiko estavam indo para sua lua de mel, e sem saber o que aconteceu, chegaram a um ambiente chamado “Quindecim“, semelhante a um bar através de dois elevadores separados.
O Quindecim é muito semelhante a um bar, e como todo bom bar temos um funcionário bartender de cabelos brancos curtos, o Decim, como se auto intitula. Takachi e Machiko se aproximam deste e, sem muitos rodeios, ele lança uma bomba: Eles terão que participar de um jogo valendo suas próprias vidas.
Após alguma discussão e tentativas de fuga, Decim explica as regras do jogo que foi escolhido. Ambos terão 7 dardos para serem lançados e quem tiver mais pontos vencerá. O que torna tudo tenebroso e misterioso são que cada pontuação é relativa a uma parte do corpo, e quanto maior a pontuação mais dor é infligida.
Após conhecer um pouco mais do que vemos em Death Parade, proponho uma conversa sobre alguns dos temas tratados no episódio, além de uma análise de várias situações interessantes que são apresentadas.
A animação de Death Parade chama a atenção principalmente no design de personagens. Rapidamente podemos interpretar um pouco da personalidade do Decim, Takachi e Machiko que são desenvolvidos ao longo do episodio. Enquanto Decim é objetivo com sua voz serena, Machiko está se sentindo pressionada por toda a situação e Takachi se impõe como um esposo protetor. A animação chama a atenção principalmente na transição para o jogo, quando vemos uma mudança drástica com algumas cenas em 3D e efeitos mais trabalhados principalmente no cenário, porém a produção cai um pouco na reta final principalmente nas expressões exageradas e um pouco caricatas dos personagens.
O que mais temos para conversar aqui é roteiro. Death Parade é misterioso desde o primeiro momento, e propositalmente evitei comentar o meio para o fim do episódio para evitar spoilers essenciais da trama, porém podemos perceber alguns assuntos interessantes aqui, inclusive, semelhanças com obras ocidentais. O anime se apresenta como um tipo de jogo de sobrevivência, poucas regras e estas mesmo são extremamente genéricas dando lugar a interpretação, que logo, demonstram ser plot twists ao longo dos seus 23 minutos.
De inicio o casal é extremamente próximo, porém ao ser colocado em uma situação de vida ou morte e de extrema dor, logo algumas máscaras caem. Os comportamentos mudam e várias surpresas vão sendo apresentadas enquanto descobrimos mais coisas sobre o passado deles e suas personalidade. O momento onde isso é mais chamativo, para mim, é representado por uma imagem bem ilustrativa, que traz uma sensação indireta de que o “conto de fadas” está próximo a um triste fim.
No ocidente, temos uma série blockbuster de filmes extremamente conhecida no ramo do terror criado por James Wan, antes de sua grande fama como diretor. “Jogos Mortais” começa assim, John Kramer (conhecido como Jigsaw) apresentava jogos de vida ou morte para testar a vontade de viver de seus participantes. A principal mensagem que Kramer passa em seus jogos (principalmente nos primeiros filmes, antes de seus ajudantes tomarem os jogos pra si) é que ao chegar no limite da vida, as pessoas mudam radicalmente.
Essa mensagem não é a unica que Death Parade passa, porém é algo presente principalmente no inicio e meio da trama. O amor do casal e o que viveram juntos vai dando lugar centenas de outras questões, e estas em momentos pontuais e regulares tornam a trama cada vez mais interessante. Mesmo que Decim não tenha as intenções de Kramer tinha, como telespectador, podemos ver semelhanças interessantes entre o comportamento daqueles que estão no jogo.
Decim é misterioso assim como todo o ambiente do anime, porém ao final do episódio as surpresas se acumulam de maneira positiva e estamos mais localizados no que virá a seguir. Uma primeira impressão extremamente boa, que atrai minha atenção para os próximos 11 episódios que estão por vir.
Nota 8/10