Connect with us
Games Games

Colunistas

Qual a culpa dos jogos em meio a tanta violência?

Os games influenciam no comportamento dos jogadores? Algumas pesquisas já feitas em todo mundo diz que isso não é possivel que aconteça.

Hueber Silva

Published

on

A parte de colunistas é destinada a opinião especifica do seu autor. Não reflete necessariamente a opinião do Cabana do Leitor – CDL e nem dos seus membros.

O mercado do mundo dos games movimenta cerca de R$ 550 bilhões mundialmente e no Brasil, recentemente teve uma PEC aprovada pelo senado que isenta impostos de games e consoles produzidos no Brasil, mas existem polemicas nesse mercado que parece não ter fim.

Após dois trágicos ataques nos EUA neste fim de semana, o presidente Donald Trump, fez uma declaração na última segunda-feira (5) condenando o racismo, o fanatismo e a supremacia branca, mas ainda sim apontou os perigos da “glorificação da violência em nossa sociedade“ o que inclui os games como uma das principais causas desses massacres.

Precisamos parar de glorificar a violência na nossa sociedade. Isso inclui games horríveis e medonhos que agora são comuns”, declarou Trump.

Hoje é muito fácil para jovens problemáticos ficarem cercados por uma cultura que celebra a violência. Temos que impedir ou reduzir isso substancialmente. E tem que começar imediatamente“, disse ainda, em vídeo oficial transmitido pela Casa Branca.

Junto com essa declaração vem o governador do Texas Dan Patrick, região onde ocorreu um dos ataques, também responsabilizou os games pelos ataques que ocorreram.

Por quanto tempo vamos deixar, por exemplo, e ignorar particularmente em nível federal, onde eles podem fazer algo sobre a indústria de videogames“, perguntou o governador em programa da Fox News.

Dan Patrick, faz referencia a um suposto manifesto escrito pelo atirador antes do ataque, que fala sobre o ódio contra os imigrantes e chega até mencionar a franquia Call of Duty.

Neste manifesto que acreditamos ser do atirador, ele fala sobre viver sua fantasia de super soldado em ‘Call of Duty‘”, comentou Patrick.

Mas será mesmo que os games incitam a violência?

Diversos estudo já feitos comprovam que os jogos não influencia em nada a violência, e não se pode associar isso a violência no mundo real, que é causada por diversos tipos de preconceitos. Culpar os games talvez seja uma maneira que alguns governantes acharam para explicar alguns atos de violência e ligar isso a coisas bem serias.

Segundo a psicóloga Fernanda Lorena Calci, que possui formação em análise do comportamento aplicado, como variável isolada o game não influencia a emissão do comportamento violento. “A violência é selecionada pelo ambiente/contexto no qual o indivíduo está inserido. Isso também não significa que uma pessoa inserida em contexto de violência será violenta. O que pode determinar é como o meio vai agir diante dos primeiros comportamentos violentos dessa pessoa”, explicou a psicologa.

E você, acredita que os jogos tem culpa por ter tanta violência?

Comments