Fãs da Marvel ficaram surpreendidos com a notícia de ontem à noite, quando Tenoch Huerta (que interpreta Namor em Pantera Negra 2) foi acusado de estupro e de violência sexual por Maria Elena Ríos, uma musicista mexicana.
Maria Elena Ríos se tornou uma das maiores vozes no Mexico contra a cultura de agressão física de homens contra mulheres, o que no Brasil chamamos de Lei Maria da Penha. Ríos foi atacada por um político influente no México (que ela namorava) que encomendou contra ela um ataque de ácido que atingiu seu rosto, tudo porque ele tinha “ciúmes” do seu amor pela música.
O ex-político que teria ordenado o ataque está preso enquanto aguarda julgamento, assim como outros dois homens, mas outro continua foragido. Por conta do ataque ela usa uma máscara para encobrir seu rosto que ficou seriamente afetado pelo ataque.
Os legisladores da Cidade do México propuseram um projeto de lei com seu apelido, “Malena”, que classificaria os ataques com ácido como um crime distinto e grave, equivalente à tentativa de feminicídio. Atualmente estes tipos de ataques no México são tratados como simples agressão ou lesão corporal.
“Eu não sou mais ela. Não sou mais a bela jovem que tocava saxofone. Hoje posso dizer que fui forçada a me tornar uma defensora dos meus próprios direitos e uma defensora dos direitos de outras mulheres sobreviventes.”
Maria Elena Ríos
Até o momento Tenoch Huerta ainda não se manifestou sobre as acusações, e nem mesmo a Marvel emitiu qualquer comunicado. Maria diz que não é a unica vitima de Tenoch Huerta e depois alegou que jamais o denunciou porque o não acredita nas leis do México.