Connect with us

HQs

Quem é Quem: Zoom e Flash Reverso

André Luz

Published

on

LOJA DC 4

É isso aí galera, está para começar a segunda temporada de The Flash e teremos ninguém menos do que Zoom (Tony Todd) como antagonista dessa vez.

Tá, eu sei que não será somente ele como vilão, mas ele, como Flash Reverso (Tom Cavanagh), pode se mostrar à altura do desafio de encarar Barry Allen/Flash (Grant Gustin). Bem, aí você se pergunta “qual a diferença entre Flash Reverso e Zoom?”, e a resposta é mais simples do que parece.

Primeiro vamos ao seguinte, o termo Flash Reverso é um termo usado, nos quadrinhos, por todas as versões de inimigos velocistas do Flash. Sendo assim, não existiu somente um Flash Reverso e Eobard Thawne não foi o primeiro a assumir a terminologia. O primeiro Flash Reverso surgiu em Flash Comics #104 (fevereiro de 1949) e se chamava Rival/Edward Clariss. Ele havia desenvolvido a fórmula que tornaria Jay Garrick no Flash e usou-a em si mesmo depois de ser rejeitado pela Comunidade Científica, mas esta fórmula era temporária e ele terminou derrotado, mas veio a aparecer novamente e terminou desaparecendo quando atingiu a Velocidade da Luz. Sua última aparição ocorreu em JSA: All Stars #1 (julho de 2003), quando o vilão Johnny Sorrow o tira da Força da Aceleração e ele, em forma de pura energia, possui outro Velocista, Max Mercúrio/Max Candrall.

Mas voltando aos dois velocista que coloquei em questão, vamos começar pelo bom e velho Professor Zoom/Eobard Thawne. O personagem surgiu na revista Flash #139 (setembro de 1963) e vinha do futuro, mais exatamente do século XXV, odiando Flash/Barry Allen. Na Era de Prata, pré-Crise nas Infinitas Terras, Eobard encontra um traje do Flash em uma Cápsula do Tempo que surge no século XXV. Ele, então, amplia os padrões de super-velocidade que ficaram no traje, altera as cores e decide voltar no tempo e se tornar o maior vilão da história da humanidade ao se tornar o Flash Reverso.

Após Crise nas Infinitas Terras, seu passado é alterado e Eobard é a consequência de um acidente com a Esteira Cósmica. Ele era curador do Museu do Flash no século XXV que ganhou o apelido de Professor Zoom por seu enorme interesse no super-herói. Com o tempo ele decide fazer uma cirurgia plástica e gasta todo seu dinheiro para reproduzir a fórmula que dá os poderes a Barry. Então, depois de assassinar o dono de uma loja de antiguidades e roubar a esteira, Eobard sofre um acidente de percurso e volta para uma época onde Barry Allen morrera e Wally é o novo Flash. Enlouquecido, começa a achar que é Barry, até que sua sociopatia o ataca e ele se torna o Professor Zoom.

No decorrer do tempo, seu passado – no futuro… tá, é estranho – foi alterado diversas vezes, no que se descobriu que era tudo uma artimanha do próprio Eobard viajando no tempo e fazendo coisas para que seu futuro fosse o que ele desejava que fosse.

Já o segundo velocista vilão, Zoom, eu não sei como o caracterizarão no seriado, mas Hunter Zolomon era um policial especialista e comportamento de meta-humanos no Departamento de Polícia de Keystone City e, com isso, mantém contato constante com Flash/Wally West de quem se torna amigo. Mas Zolomon se ressentia de ficar atrás da mesa e de algumas formas de se agir com os meta-humanos vilões. Então, após sofrer um sério acidente enquanto Flash enfrentava Grodd, Zolomon pede a Wally para retornar no tempo e evitar que ele fique paraplégico, quando este diz que não o fará pois teme interferir no continuum, Zolomon vai ao Museu na tentativa de usar a Esteira, mas termina causando uma explosão que o desconecta com o tempo e o faz acessar a Força da Aceleração.

Zolomon então se torna o novo Zoom, o terceiro Flash Reverso, e considera que Wally não é um Flash tão bom, pois diferente de seu tio, Barry Allen, não sofreu uma tragédia pessoal (Barry teve a mãe assassinada e a esposa, Iris Allen [sim, é a mesma Iris] também). Então, na mente deturpada de Zolomon, Wally precisava sofrer um drama desse tipo também, então decide por matar Linda West, esposa de Wally (para quem não sabe, Linda é a mesma Linda Park que Barry namorou no seriado… loucura, não?!), mas ela termina sendo salva por Wally, só que, no processo, Linda aborta os gêmeos que ela esperava. Durante o embate seguinte, Zolomon termina em um estado de coma após ser forçado a uma anomalia temporal.

Quando sai do coma depois que sua esposa, Ashley Hunter, sofre um acidente, Zoom é convocado para fazer parte da Sociedade Secreta de Super-Vilões, onde mantem um romance casual com Mulher-Leopardo.

Zoom e Professor Zoom chegaram a se encontrar durante a “Guerra de Gangues”, onde vários vilões da Galeria de Vilões do Flash se enfrentaram. Eles quase mataram Jay Garrick, o primeiro Flash, mas foram detidos por Wally.

Bem, como vemos Eobard Thawne e Hunter Zolomon são dois personagens distintos, com origens distintas, mas que se consideraram o reverso do Flash, fosse Barry Allen ou Wally West. Vimos Eobard na primeira temporada da série The Flash, ganhando uma criação semelhante – em partes – com a dos quadrinhos, e na segunda – como comentei acima – veremos Zolomon aparecendo na série e – com certeza – tendo sua própria origem. Vamos ver como será seu surgimento.

A segunda temporada de The Flash estreia no dia 06 de outubro no canal The CW e veremos Barry encarando Zoom, esperemos por um conflito memorável como fora contra Eobard, o Flash Reverso.

André Luz
"SE tiver que morrer, morra sorrindo!" "Eu acredito que, o que não mata, nos deixa mais... Estranhos!" "Vi Veri Veniversum Vivus Vici"
Comments