Connect with us

cinema

Rainha de Katwe | Fotografia impecável e enredo comovente

Raquel de Oliveira Moscardini

Published

on

LOJA DC 4

Phiona Mutesi (Madina Nalwanga) é uma adolescente que mora com a mãe viúva e mais três irmãos em uma casa precária no Katwe na periferia de Kampala, capital de Uganda. Vivendo de forma miserável, Phiona encontra no xadrez uma forma de ter um pouco da infância de volta e a esperança de um futuro melhor. Seu primeiro obstáculo são os meninos que também estavam aprendendo xadrez, vítima de bullying, ela não se deixou abater por nenhuma crítica. Aprende as técnicas do jogo e intuitivamente desenvolve outras. Sua capacidade de prever os movimentos dos adversários fazem de Phiona um prodígio e a leva a grandes competições que mudam sua vida e de sua família.

Esse longa da Disney baseado em uma história real, mostra a relação das pessoas. Em como as crianças tendem a agir como adultas diante de uma vida que exige delas responsabilidade e trabalho para seu sustento, mas sem a maturidade necessária. Mostra a força de uma mãe, Harriet Mutesi (Lupita Nyong’o), que perdeu o marido, um filho, mas que mesmo assim não se curva às dificuldades e é exemplo de caráter para seus filhos. Em paralelo com Harriet, temos Robert Katende (David Oyelowo), o treinador, um homem digno, que abre mão de um futuro mais confortável para se dedicar as crianças de Katwe.

rainha-de-katwe-003

Com uma fotografia impecável, que ressalta o contraste das cores vibrantes das roupas com a pobreza do local, além de evidenciar as diferenças entres as classes sociais quando, por exemplo, filmam um torneio de xadrez e uma das crianças da comunidade compete com um aluno de uma escola particular, a criança muito mais nova que seu oponente é ainda filmada de cima, tornando-a ainda menor e o aluno ‘privilegiado’ é filmado de baixo, aumentando o contraste entre eles. São pequenos detalhes que tornam o filme ainda mais comovente. Além da trilha sonora que dá o tom da emoção.

O enredo apesar de ser fácil de prever, emociona principalmente pela fibra da mãe, pela força de vontade de Phiona e pela fé inabalável, estão sempre agradecendo.

 

Rainha de Katwe estreia dia 24 de novembro de 2016. 

 Revisado por: Bruna Vieira.

Raquel de Oliveira Moscardini
Estudante de Publicidade e de Letras, bookaholic, viciada em café e Netflix.
Revisora do CDL.
Comments