Connect with us

HQs

Resenha: “A Marcha – Livro 2”

Avatar

Published

on

A Marcha é uma trilogia vencedora do Prêmio Eisner, que conta a história de um jovem procurando lutar pelos direitos humanos básicos para os negros.

Primeiramente, devo dizer que a editora Nemo está de parabéns pela edição. Como parte da imersão, temos músicas ao decorrer da história. A editora se preocupou em deixar a versão original na arte e a tradução no rodapé.

A Marcha – Livro 2 nos mostra momentos que refletem não só os Estados Unidos, como nossa própria casa. Eleição de governantes preconceituosos prontos para disseminar discursos de ódio é o background dessa edição.

No início dos anos 1960, existiu o movimento Viajantes pela liberdade, que tinha o intuito de garantir que os negros pudessem embarcar em qualquer ônibus interestaduais. Ativistas foram presos, ônibus incendiados, mas nada parava a coragem e a força da luta.

Influentes como Malcolm X, Asa Philip Randolph, Robert F. Kennedy, John Kennedy e Martin Luther King Jr. estão presentes nessa edição.

É nítido perceber que essa história é mais carregada. Agonizante e gratificante, por terem seus direitos depois de muita luta. Abrindo os nossos olhos não só para os acontecimentos passados, mas para como nos encontramos no presente.

A Marcha – Livro 2 se torna uma aula de história, onde busca ensinar que a luta do passado reflete na liberdade que se tem no futuro.

Comments