O mestre da ficção, Neil Gaiman, traz uma pauta bem fora dos seus costumes para começarmos o ano com o pé direito. Arte importa é um lançamento recente da editora Intrínseca, com ilustrações belíssimas de Chris Riddell.
A mais nova obra de Gaiman a chegar no Brasil soa mais como conselhos. Conselhos esses acerca de metas, nossos limites, foco… é como uma ajuda divina. Aqui, o criador de diversos mundos fantásticos abre seu coração e revela suas frustrações, suas experiências, tudo contextualizado com o que vivenciou antes e durante sua fama.
” Creio que, na batalha entre armas e ideias, as ideias no fim vencerão. Porque as ideias são invisíveis, perduram e, às vezes, podem até ser verdadeiras. ”
Quando o assunto são suas crenças, o autor de Coraline discursa sobre liberdade de expressão e sua importância, mesmo que seja para refutar a segunda ideia. O tópico chega até as formas com que lidamos com o oposto, criticando os métodos não pacíficos que alguns locais usam para obter o que querem. A força das ideias ainda se faz presente, mesmo pós atentados, ela não morre.
O texto da sequência explica o valor das bibliotecas e da leitura, diferenciando os leitores de quem não lê. Aproveitando esse tema, Gaiman assume que crianças leitoras amadurecem mais rápido e incentiva seus responsáveis a criar esse hábito desde o início, usando como referência suas idas à biblioteca na infância.
” Acho que não existe livro impróprio para crianças. Isso é besteira, é esnobismo, insensatez. Precisamos que nossas crianças subam a escada da leitura : O que quer que elas gostem de ler será um impulso adiante, degrau a degrau, rumo ao amadurecimento na leitura. ”
De leitura bem rápida e simples, Arte importa serve de respiro para artistas e também para quem não produz arte. Ele serve de inspiração àqueles que vivem dela e para quem apenas a consome. As palavras de Neil Gaiman propõem repensar nas suas metas, não se deixar levar por impulsos e manter um espaço para curtir suas conquistas. As metáforas utilizadas são muito bem ilustradas (literalmente) e trazem reflexão sobre o que estamos fazendo para atingir nossos objetivos.
O livro é um ótimo companheiro de viagem, um presente incrível para seu amigo artista e indispensável aos fãs do autor. Sóbrio, mas com uma pitada de humor, tem grandes chances de se tornar seu xodó.