Blade – A Lâmina do Imortal gênero Seinen, ação para adultos, foi lançado na revista Monthly Afternoon em dezembro de 1993, sendo finalizada em 2012. Os 30 volumes do mangá venderam mais de 5 milhões de cópias impressas, sendo publicada em 22 países.
Ganhadora do Eisner Award na categoria Melhor Edição de Material Estrangeiro nos U.S. (2000). Além disso, conseguindo um Prêmio de Excelência na categoria de mangá no 1st Japan Media Arts Festival Awards (1997).
A Primeira versão brasileira foi lançada pela Conrad, em 2004, e cancelada já com 38 mangás. Sendo posteriormente relançada pela JBC em 9 de Outubro de 2015 – Blade lâmina do Imortal foi lançada em formato BIG, que junta dois volumes tankobon em um único volume totalizando 15 edições.
A História de Blade- A Lâmina do Imortal (Mugen no Junnin no original) se passa no Japão Feudal, na metade da Era Tokugawa. Após matar 100 adversários e ser encontrado quase morto. Manji é salvo por uma monja que acaba lhe dando a vida eterna. Porém, isso não era exatamente o que o samurai errante queria. Para ter de volta a sua mortalidade, Manji faz um acorda com sua salvadora. Após matar um determinado número de criminosos, ela iria torna-lo mortal novamente.
O Principio do Mangá
Logo que você abre o volume para ler já se depara com algumas ilustrações coloridas e impressionantes. É impossível não ficar admirado com cada ilustração e detalhes com qualidade incrível, que em muitos momentos se assemelha a uma pintura.
As lutas são fluidas e bem desenhadas. Por ser durante um período histórico a arte realista se faz presente tornando cada ilustração uma arte original e bela.
Rin é uma orfã, inocente e as vezes imatura, com objetivo de se vingar da Itto-Ryu que está causando confusão nos dojos de todo o país. Manji tem todas as qualidades que tornam um protagonista forte, politicamente incorreto e não se importa muito com as coisas ao redor, dando uma dinâmica na interação da dupla.
A Itto-Ryu é uma “gangue” que anda por todo o Japão enfrentando os dojos, afim de provar que seu estilo é melhor, o qual consiste em “vencer é o verdadeiro caminho da espada”.
No começo parece ser bem previsível o enredo, dando a impressão que será basicamente confrontos entre Manji e Rin contra Anotsu. Mas o pensamento logo é deixado de lado, sendo substituída por uma embaçada série de eventualidades.
O destaque da trama fica mesmo pelo intenso e constante desabrochar dos personagens, que são colocados continuamente em situações difíceis, fazendo os enfrentar seus dilemas e perplexidades. Assim prendendo o leitor a cada página. Se existe um samurai que se tornou imortal, será que ele é o único imortal? E será que não existe um jeito de matar um imortal?
Opinião
Blade é uma obra que supera as expectativas e nos apresenta uma narrativa intrigante, com ilustrações perfeitas, revira-voltas e muita emoção. Sendo bem-feito para quem aprecia histórias de lutas violentas, com samurais, espadas e mistérios.
A Editora JBC fez com excelência essa coleção e principalmente com o trabalho da encadernação. Várias pessoas que tem o preconceito com volumes Big, principalmente em abrir e fechar o volume. Não irão se arrepender de ver este modelo! O preço é justo pra qualidade entregue e dá pra encontrar facilmente nas lojas online da Editora JBC.
Edição Impressa
- Preço atual: R$ 39,90
- Formato: 13,5 x 20,5 cm
- Distribuição: Livrarias e lojas especializadas
- Título Original: Mugen no Juunin ( 無限の住人)
- Autores: Hiroaki Samura
- Gênero : Ação, Ficção
- Qtde de Volumes JP: 30
- Qtde de volumes BR: 15 volumes
- Publicado no Japão: Kodansha – junho de 1993 à dezembro de 2012
- Publicado no Brasil: Editora JBC – 3 de dezembro de 2015 à 28 de maio de 2018