Connect with us

Livros

Resenha | “Caixa de Pássaros” um thriller perturbador de Josh Malerman

Avatar

Published

on

Caixa de pássaros“, do autor norte americano Josh Malerman, é um thriller surpreendente e de tirar o folego.

A história se passa em um momento em que coisas estranhas estão acontecendo ao redor do mundo. Aparentemente ninguém está salvo ou imune dessa epidemia que está deixando rastros por onde passa. A única coisa que pode salvá-los é não abrir os olhos. E por esta razão esse é o subtítulo do livro e um slogan que Josh carrega em sua narrativa do início ao fim.

“O Homem é a criatura que ele teme. ”

O livro começa no presente mais recente da vida de Malorie, que está sozinha em uma casa abandonada com duas crianças que nunca viram a luz do dia. Cansada, a jovem resolve sair da escuridão e procurar um novo abrigo para os três. A partir daí Malorie embarca no segundo maior desafio da sua vida, encarar as surpresas do novo mundo.

Boa parte da narrativa é em volta do grupo que a protagonista conhece no “refúgio”. Mesmo com momentos bem bizarros, como dirigir e andar um quarteirão inteiro de olhos fechados sem se machucar, Malerman consegue fazer com que o leitor viva todo o sofrimento e angústia de cada um dos personagens.

O autor transporta todo o suspense e o medo para nós leitores, a ponto de ficarmos cegos junto com os personagens. Em cada capítulo um momento de tensão, e a vontade de tirar as nossas vendas e tentar enxergar aquele novo mundo, toma conta dos nossos sentimentos, mas não podemos e isso é o mais angustiante.

O livro é dividido em capítulos que vão do presente ao passado, contextualizando a situação; e o autor consegue carregar mistério, suspense e medo em todos esses períodos. Transitando de um para outro sem menor dificuldade e sem deixar uma leitura cansativa e parada. Aliais, de parado o livro não tem nada, pois até subir as escadas para o segundo andar já é uma grande ação.

Outra coisa muito legal no livro é o fato que desperta toda a sua imaginação sem sair do mesmo ambiente. A história se passa boa parte do tempo em dois lugares, mas é tanta informação e tamanha é a riqueza de detalhes que você acaba esquecendo que é o mesmo lugar de capítulo anterior, do terceiro e que também será o mesmo daqui a dois capítulos na frente.

“A gravação vai tocar sem parar. Você vai ouvir. É alta. Clara. E quando ouvir, vai ter que abrir os olhos”

“Caixa de pássaros” tem um enredo brilhante e uma narrativa e escrita que flui, deixando o leitor preso na história, desesperado para saber o que acontece, como a personagem Malorie foi parar ali, onde ela quer chegar, quem são aquelas pessoas e outros milhões de questionamentos que o livro pode causar.

Sobre o final, talvez tenha faltado algo que talvez pudesse passar mais emoção, porém é difícil pensar em um outro desfecho se pararmos para pensar em tudo que aconteceu. E claro, é um final que cada leitor terá de fazer sua própria reflexão.

Apaixonada por histórias de época e com o sonho de viver em cada página que lê. Uma jornalista fascinada no mundo da literatura.

Advertisement
Comments

Resenha

Resenha | Wild Cards – O Começo

Contos fazem alusão aos X-men e à Liga da Justiça, bem como outros super-heróis.

Gustavo Carvalho Cardoso

Published

on

Wild Cards – O Começo foi lançado em 23 de novembro de 2010 pela Companhia das Letras e organizado por George R.R. Martin em parceria com inúmeros autores. O autor é um roteirista e escritor de ficção-científica, terror e fantasia. Sua maior criação foi a fantasia época “As Crônicas de Gelo e Fogo”.

“Jetboy é o grande herói da nação.”

A história de Wild Cards gira em torno de um ataque com um vírus biológico alienígena que altera o DNA dos afetados, transformando-os em super-heróis, os chamados Áses. Mas o vírus pode transformar em aberrações antropomórficas, os Curingas.

”Tachyon parecia um homem normal, um homem normal que saiu de uma nave alienígena”

O livro se compromete em mostrar os dramas de um Estados Unidos pós Segunda Guerra Mundial, em um universo onde a vida no espaço é existente e carrega consigo uma ameaça à nossa sobrevivência: um teste viral que promete dizimar os humanos dois anos após Hitler ser derrotado.

A história lembra muito um roteiro de histórias em quadrinhos, parodiando super-heróis conhecidos e criando uma lógica por trás de cada poder apresentado, tornando o universo apresentado mais tangível e consolidando a premissa inicial do livro.

O livro é fragmentado em contos contendo narrativas e personagens principais diferentes, fazendo o leitor percorrer cenários e situações distintas. Ele mostra os humanos se adaptando aos poderes e aprendendo a lidar consigo mesmos, abrindo portas a uma nova crise. Como conviver com seres que podem praticamente serem deuses?

É apenas uma das perguntas que o livro traz e uma das crises que gira em torno dos personagens. Trazendo referências diretas aos X-men, à Liga da Justiça e a muitos outros quadrinhos, a narrativa coloca uma curiosidade em cada página e os leitores ficam loucos para saber qual vai ser o próximo personagem a ser central na história.

Assim como em X-men, a ameaça presente nesse universo não só os Áses ou os Curingas, mas sim os próprios humanos com medo dos afetados pelo vírus. Munidos de preconceito e de misoginia, eles se sobrepõe aos Wild Cards, aplicando leis rígidas e praticamente escravizando aqueles que sofreram com a mutação. Estes sendo obrigados a servir no exército sob o pretexto de estarem honrando a nação. A verdade, porém, é que estão sendo presos por baixo dos panos.

A crítica social que o livro propõe casou muito bem com a premissa do livro, assim como as muitas referências aos universos conhecidos dos quadrinhos. A política na história foi empregada de forma impecável como uma real vilã aos interesses dos personagens. Em muitos trechos, as leis mais descriminam e matam do que auxiliam aqueles que já estão sendo caçados diariamente.

O drama e a motivação de cada personagem afetam de forma ativa o mundo à sua volta, de forma que um conto, mesmo que com relatos distintos dos outros, complementa o universo, consolidando as lendas que ali permeiam.

A única coisa que quebra um pouco o ritmo do livro são algumas poucas histórias que se arrastam sem necessidade, demorando muito para expor o personagem. Porém, não afeta em nada a qualidade da obra, vai de leitor para leitor.

Wild Cards possui um drama bastante solidificado e uma trama política baseada na da vida real, é uma obra que fortifica o cenário de heróis e vilões. É quase uma distopia alegórica.

O livro é indicado para aqueles que são fãs de quadrinhos e gostariam de ver uma história um pouco mais realista.

Continue Reading

Livros

Carnaval Fantástico | Fantasias literárias para você se divertir

Una a paixão pela literatura com a festa nos bloquinhos.

Mylla Martins de Lima

Published

on

O carnaval é uma das festas mais famosas do Brasil e o mais divertido de tudo é a escolha da fantasia. Viver um dia na pele o seu personagem preferido é fantástico, seja ele um herói dos quadrinhos, um vilão de conto de fadas ou garotas mágicas de um mangá de ação. Nas linhas abaixo você vai poder conferir algumas dicas de fantasias pra lá de criativas.

Resultado de imagem para bloco carnaval

1. Sailor Moon

Se a ideia é se divertir em grupo, as defensoras representantes cósmicas são uma ótima opção. A série de mangás Sailor Moon foi originalmente publicada no Japão pela editora Kodansha em 1992, com final da série em 1997. Contudo, ainda faz muito sucesso no meio geek e tem seus mangás trazidos para o Brasil pela editora JBC.

2. Malévola

A grande vilã da Disney também é bem representada no evento, com direito a glitter e paetê. A personagem original da Bela Adormecida ultimamente vem ganhando os holofotes, tendo dois livros adaptados dos filmes e outro da série de vilões publicados pela Universo dos Livros.

3. Khal Drogo e Daenerys

E tem espaço para todo mundo, inclusive para casais. Khal Drogo e a maravilhosa Khaleesi são um exemplo de criatividade. Originalmente lançado em 1996 por George R. R. Martin e vindo para o Brasil em 2010 pela editora Leya, As crônicas de Gelo e Fogo é uma das séries literárias mais queridas dos últimos anos.

Hoje seus direitos estão reservados à editora SUMA.

4. Mulher Maravilha

Um clássico carnavalesco e símbolo do poder feminino não poderia faltar na lista das melhores opções na hora de escolher sua fantasia. A heroína mais icônica de todos os tempos surgiu de histórias em quadrinho publicadas na Era de Ouro, em 1941, pela editora estadunidense DC Comics.

5. O conto da Aia

O sucesso literário e televisivo é uma opção tanto para amigos, quanto para casais ou mesmo carnavalescos solitários. O livro publicado pela editora Rocco é um romance distópico situado na Nova Inglaterra totalitária e fundamentalista cristã em um futuro bem próximo.

Continue Reading

Livros

A Magia do Império Disney | Livro descreve trajetória de Walt Disney

Ginha Nader revela segredos sobre modelo de qualidade Disney.

Mylla Martins de Lima

Published

on

Por trás de toda a magia das belíssimas animações do Walt Disney Studios existe uma das maiores personalidades do mundo, Walter Elias Disney. Este, responsável pelo primeira longa metragem animado do mundo, é considerado a principal influência até hoje quando o assunto é animação, seja ela filme ou série.

Resultado de imagem para a magia do império disney livro

O livro A Magia do Império Disney é assinado por Ginha Nader, uma das maiores especialistas do mundo falando em Disney. Ela dedicou 40 anos de pesquisa sobre o tema, chegando a participar, inclusive, de vários treinamentos dentro da companhia. A quinta edição do livro publicado pela editora SENAC São Paulo vem com os dados da edição de 2014 atualizados.

A obra aborda desde os segredos sobre o modelo de qualidade e excelência até futuras atrações do parque de Orlando, bem como divulgações de faturamentos atuais, informações do serviço de streamming e muito mais.

Este livro é uma ótima oportunidade para curiosos conhecerem sobre a vida desde a infância de Walt até a criação do grande império.

A Magia do Império Disney é o guia que não pode faltar na estante dos leitores e fãs deste incrível universo mágico.

Continue Reading

Parceiros Editorias