Connect with us

Livros

Resenha | “Caixa de Pássaros” um thriller perturbador de Josh Malerman

LOJA DC 4

Caixa de pássaros“, do autor norte americano Josh Malerman, é um thriller surpreendente e de tirar o folego.

A história se passa em um momento em que coisas estranhas estão acontecendo ao redor do mundo. Aparentemente ninguém está salvo ou imune dessa epidemia que está deixando rastros por onde passa. A única coisa que pode salvá-los é não abrir os olhos. E por esta razão esse é o subtítulo do livro e um slogan que Josh carrega em sua narrativa do início ao fim.

“O Homem é a criatura que ele teme. ”

O livro começa no presente mais recente da vida de Malorie, que está sozinha em uma casa abandonada com duas crianças que nunca viram a luz do dia. Cansada, a jovem resolve sair da escuridão e procurar um novo abrigo para os três. A partir daí Malorie embarca no segundo maior desafio da sua vida, encarar as surpresas do novo mundo.

Boa parte da narrativa é em volta do grupo que a protagonista conhece no “refúgio”. Mesmo com momentos bem bizarros, como dirigir e andar um quarteirão inteiro de olhos fechados sem se machucar, Malerman consegue fazer com que o leitor viva todo o sofrimento e angústia de cada um dos personagens.

O autor transporta todo o suspense e o medo para nós leitores, a ponto de ficarmos cegos junto com os personagens. Em cada capítulo um momento de tensão, e a vontade de tirar as nossas vendas e tentar enxergar aquele novo mundo, toma conta dos nossos sentimentos, mas não podemos e isso é o mais angustiante.

O livro é dividido em capítulos que vão do presente ao passado, contextualizando a situação; e o autor consegue carregar mistério, suspense e medo em todos esses períodos. Transitando de um para outro sem menor dificuldade e sem deixar uma leitura cansativa e parada. Aliais, de parado o livro não tem nada, pois até subir as escadas para o segundo andar já é uma grande ação.

Outra coisa muito legal no livro é o fato que desperta toda a sua imaginação sem sair do mesmo ambiente. A história se passa boa parte do tempo em dois lugares, mas é tanta informação e tamanha é a riqueza de detalhes que você acaba esquecendo que é o mesmo lugar de capítulo anterior, do terceiro e que também será o mesmo daqui a dois capítulos na frente.

“A gravação vai tocar sem parar. Você vai ouvir. É alta. Clara. E quando ouvir, vai ter que abrir os olhos”

“Caixa de pássaros” tem um enredo brilhante e uma narrativa e escrita que flui, deixando o leitor preso na história, desesperado para saber o que acontece, como a personagem Malorie foi parar ali, onde ela quer chegar, quem são aquelas pessoas e outros milhões de questionamentos que o livro pode causar.

Sobre o final, talvez tenha faltado algo que talvez pudesse passar mais emoção, porém é difícil pensar em um outro desfecho se pararmos para pensar em tudo que aconteceu. E claro, é um final que cada leitor terá de fazer sua própria reflexão.

LOJA DC 4

Apaixonada por histórias de época e com o sonho de viver em cada página que lê. Uma jornalista fascinada no mundo da literatura.

Comments