Indicado para o Troféu HQMIX deste ano na categoria de Publicação Mix, o Dossiê Bizarro é um quadrinho que reuné diversas histórias estranhas e até… um tanto bizarras.
A editora Skript escolheu diversos artistas brasileros para representar o sobrenatural e o terror na melhor dose. Os temas vão desde possessões e casa mal assombrada, coisas que habitualmente vemos em filmes de terror, até aquelas abduções para lá de cabulosas.
A cada uma das histórias, o leitor fica imerso no mundo e é levado para os mistérios não só da narrativa como aqueles pessoais, nos fazendo pensar “será que isso está acontecendo ou o personagem está imaginando?“. E por mais mirabolante que a trama pareça, ela sempre nos surpreende no seu desenrolar.
Pegando um dos contos como exemplo, em Sibylla temos uma equipe de pesquisa médica analisando os sonhos de duas irmãs gemêas. Enquanto uma sonha coisas maravilhosas e desconexas, a outra tem pesadelos. Porém, mesmo com o árduo trabalho da equipe de tentar achar um caminho (ou melhor dizendo, uma ligação), eles parecem ter falhado… A não ser por uma morte que parece ter a ver com as duas. Nesse ponto que o leitor, assim como os médicos, se perguntam se realmente há algo ali ou apenas uma crença infudada. Mas para saber se elas tem ou não culpa no cartório, só lendo a edição.
A escolha do quadrinho de ser preto e branco soma bem com o clima assustador das histórias. Outro ponto alto é o contraste entre cada ideia, roteiro e arte, trazendo um sentimento único para o leitor.